IBAMA exonera diretor de proteção ambiental depois de operação antigarimpo

O coronel da reserva do exército, Samuel Vieira de Souza, foi exonerado na última 5ª feira (18/8) da direção de proteção ambiental do IBAMA. Ele é o terceiro nome – todos militares – a passar pelo posto sob o atual governo, em um contexto de avanço do desmatamento e da destruição ambiental.

Souza deixa o IBAMA poucos dias após participar de uma operação de fiscalização e combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami, com direito a uma entrevista para o Fantástico (TV Globo).

Curiosamente, o antecessor dele no cargo, o major da PM paulista Olivaldi Borges Azevedo, foi exonerado em abril de 2020 nas mesmas circunstâncias: depois de participar de uma operação antigarimpo e aparecer no programa dominical da TV Globo.

À época, especulou-se que a saída de Azevedo se deveu à insatisfação do governo federal com a conduta dos agentes na operação, que resultou em apreensão e destruição de equipamentos utilizados no garimpo – o que contrariou a posição pública do presidente da República, que se opõe à prática, a despeito de sua legalidade.

Nota IBAMA

Ao menos publicamente, a exoneração de Souza teria acontecido a pedido do próprio. “O IBAMA informa que o ex-diretor fará parte, como assessor especial do ministro do meio ambiente, do grupo de trabalho copresidido pelo ministro Joaquim Leite, pelo ministro da justiça e segurança pública, Anderson Torres, e pelo enviado especial americano para o clima, John Kerry, para combater o comércio ilegal de produtos florestais, e com o objetivo de alcançar resultados imediatos no combate aos crimes nacionais e internacionais de tráfico de animais silvestres, mineração ilegal e comércio ilegal de madeira, bem como bloquear o uso dos sistemas financeiro e comercial internacionais associados a atividades ilegais com produtos florestais”, informa nota do IBAMA citada pelo g1.

CartaCapital((o)) ecoPoder360 e Metrópoles, entre outros, também repercutiram a notícia.

Texto publicado originalmente em CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Um milhão de caminhos começam em Manaus

“Ao superar 1 milhão de motocicletas emplacadas em apenas...

De olho em leilão de dezembro, UCB Power se une à Jinko ESS para nacionalizar baterias

UCB Power fecha parceria com a Jinko ESS para nacionalizar baterias e disputar o leilão de armazenamento de dezembro.

O clima extremo também chega à mente

"Calor extremo, fumaça, secas e enchentes já alteram o...

Da conta pública ao direito de aprender

"Os resultados do Pisa mostram que o Brasil encurtou...

Saiba quais as propostas dos candidatos ao governo do Acre 2026

Veja as propostas dos candidatos ao governo do Acre em 2026 para bioeconomia, energia, desmatamento, povos indígenas e adaptação climática.