Investimentos verdes representaram apenas 6% de pacotes de recuperação pós-pandemia no G20

Estudo publicado na revista Nature e comentado pelo The Guardian desmente as alegações de muitos governos quanto a terem promovido uma “recuperação verde” após a crise econômica gerada pela pandemia. Segundo a pesquisa, apenas 6% dos US$ 14 trilhões que os países do G20 investiram em estímulo econômico podem ser classificados como “verdes”.

Além disso, cerca de 3% dos valores gastos pelos governos de todo o mundo para resgatar a economia global foram empregados em atividades que aumentaram as emissões de carbono, como os subsídios ao carvão, que nada ajudarão a reduzir o efeito estufa.

Além disso, o mercado de títulos de governos precisa acordar para os riscos relacionados ao clima, de acordo com um relatório que pede a mais países que sigam a liderança do Chile na emissão de dívida vinculada a metas de sustentabilidade, publicou a Bloomberg.

Os esforços atuais para avaliar o capital natural e precificar os riscos soberanos são pontuais, fragmentados e de pequena escala, de acordo com o grupo de pesquisa Finance for Biodiversity (F4B) citado no artigo. O uso de títulos vinculados à sustentabilidade conectaria os resultados ambientais ao custo da dívida nacional.

Em tempo: Apenas 1% das empresas que enviam dados relacionados às mudanças climáticas à plataforma de divulgação ambiental sem fins lucrativos CDP fornece aos investidores as informações necessárias para a avaliação de terem um plano confiável para a transição para uma economia de baixo carbono, informa a Reuters.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

El Niño no Amazonas: a crise começa antes do fogo

Enquanto os alertas se concentram nos incêndios de 2027, a redução das chuvas pode alcançar muito antes os rios, os portos, o abastecimento do interior e as linhas de produção do Polo Industrial de Manaus

Onças-pintadas fêmeas diminuem 77% e acendem alerta na Amazônia

Estudo revela queda de 77% nas onças-pintadas fêmeas na Reserva Mamirauá e alerta para riscos à reprodução da espécie na Amazônia.

Conheça as propostas dos candidatos ao governo do Amazonas 2026

Veja as propostas dos candidatos ao governo do Amazonas 2026 para bioeconomia, clima, desmatamento, energia e povos indígenas.

O desafio e os benefícios da escuta

“Escutar é abrir caminho para que a experiência do...