A Symbiomics, uma startup focada no desenvolvimento de produtos biológicos de nova geração aplicados à agricultura e ao meio ambiente, anunciou hoje a nomeação de Gerhard Bohne como membro do Conselho Consultivo da empresa. Com mais de 35 anos de experiência no mercado agrícola, Bohne liderou operações em organizações do setor agrícola, tendo sido CEO da Bayer Crop Science Brasil, divisão agrícola da multinacional. Ao longo de sua carreira acumulou diversos papéis de liderança no Brasil e no mundo, passando por posições nas áreas de P&D, marketing, vendas e operações. Há mais de 7 anos tem atuado como conselheiro, atualmente figurando como membro de Conselhos de Administração e Consultivos de empresas em ascensão no ramo de biotecnologia e agricultura.
A entrada de Bohne no conselho faz parte da estratégia da startup em alavancar seu crescimento e posicionamento no mercado de biológicos com tecnologias disruptivas que aliem agricultura e meio ambiente.
“Me orgulha muito fazer parte da história da Symbiomics que vem contribuir com inovação e pesquisa de produtos biológicos de nova geração para impulsionar a
sustentabilidade da agricultura”, comenta Bohne.
Bohne irá compor o Conselho Consultivo da startup, o qual hoje já conta com a presença de Paulo Arruda. Arruda é Professor de Genética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) onde coordena grandes projetos na área de biotecnologia tendo sido cofundador e Diretor Científico da Alellyx Applied Genomics, empresa brasileira de biotecnologia pioneira em genômica vegetal aplicada, fundada em 2003.
A Symbiomics tem como sócio-fundadores dois pesquisadores na área de estudo envolvendo o impacto de microrganismos benéficos para o desenvolvimento e saúde de plantas, Rafael Souza e Jader Armanhi. A startup tem como foco desenvolver tecnologias baseadas na interação entre plantas e microrganismos para aumento da produtividade de culturas agrícolas de forma sustentável.
Impulsionando a nova geração de biológicos para a agricultura do futuro
A Symbiomics trabalha com os chamados biológicos de nova geração, produtos desenvolvidos com as tecnologias mais avançadas no campo da microbiologia. Nos últimos anos houve um avanço considerável no entendimento da interação entre plantas e microrganismos, o que abriu um novo mercado de produtos baseados em microbioma. Estima-se que o mercado global de produtos agrícolas baseados em microrganismos atingirá um valor de mais de US$ 11 bilhões em 2025. No Brasil, trata-se de um dos setores de maior crescimento na agricultura, com crescimento superior a 30% no último ano.
Técnicas avançadas de sequenciamento genômico e análise de dados têm demonstrado que as comunidades microbianas associadas às plantas, o assim chamado microbioma, têm impacto direto na produtividade vegetal. Conjuntos de bactérias e fungos auxiliam as plantas a absorver os nutrientes presentes no solo, tolerar eventos de seca, se proteger contra pragas e doenças, entre outras atividades. Esses atributos contribuem significativamente para diminuição do uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e emissões de gases nocivos ao meio ambiente.
Apesar desse grande avanço, poucos produtos têm sido lançados utilizando esse conhecimento e tecnologia. A Symbiomics tem se comprometido a resolver esse problema trazendo ao mercado produtos robustos e inovadores baseado no que há de mais atual no campo dos estudos em microbioma, edição gênica e análise de dados.
“Estamos entusiasmados em contar com a experiência de grandes líderes do mercado agrícola, como Gerhard. Temos certeza de que sua visão estratégica e de posicionamento do mercado agrícola serão de grande valor para acelerar a consolidação das tecnologias da Symbiomics no mercado”, acrescenta Rafael de Souza, cofundador da startup.
A entrada do Gerhard Bohne para o Conselho Consultivo da Symbiomics fortifica o compromisso da empresa em tornar-se referência mundial no mercado de biológicos, desenvolvendo produtos e tecnologias inovadoras.
Sobre a Symbiomics
A Symbiomics é uma startup de biotecnologia focada no desenvolvimento de biológicos de alto desempenho contendo microrganismos eficientes para múltiplas aplicações na agricultura e ambiente. A plataforma exclusiva da Symbiomics conta com as ferramentas mais avançadas em microbioma, edição gênica e análise de dados para isolar e selecionar os melhores microrganismos para aplicação biotecnológica. Os produtos da startup estão sendo desenvolvidos para aumentar a produtividade das culturas agrícolas de forma sustentável. Veja mais em: www.symbiomics.com.br.
Comentários