FIEAM, a jornada pela economia e cidadania na Amazônia

FIEAM 61 anos: Parabéns, parceiro e guerreiro Antônio Silva, pela condução competente da chama olímpica industrial que estará irremediavelmente acesa em nossas mentes e corações dos que amamos esta terra chamada Amazonas, nossa Amazônia.

Por Wilson Périco
____________________

São 61 anos com muito suor, conquistas e superação. Uma caminhada que pode ser resumida em luta, resiliência, determinação e construção de uma sociedade melhor. O desafio constante de sobreviver e viver em estado permanente de vigilância e obstinação. Assim tem sido este
oráculo de vida e conquistas chamado Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Uma atuação que energiza, catalisa e agrega os elementos que compõem o modo Amazônia de compatibilizar economia, meio ambiente e cidadania.

A obra dos pioneiros da Amazônia se faz presente na investigação de como se deu a história de tentativas, eventuais desacertos e muitos avanços na redução crescente das inaceitáveis desigualdades regionais deste país injusto e pouco includente. Mudar essa paisagem foi a
bandeira cotidiana de toda uma geração de pioneiros que viu a economia da borracha ser desconstruída pela omissão preguiçosa de promover a perenização do processo e das cadeias produtivas do beneficiamento e da inovação.

Sistema FIEAM

O empreendedorismo de Isaac Benayon Sabbá, Moysés Israel, Abraão Sabbá, é o investimento revestido de sofrimento e de teimosia. Ninguém consegue construir uma refinaria no coração da floresta amazônica se não estiver movido pela teimosia de empreender. Eles eram tio e
sobrinho que se transformaram em sócios de uma utopia antecipada: gerar infraestrutura energética para viabilizar o progresso. Em torno do projeto e da persistência se juntaram outros judeus, árabes, nordestinos, lusitanos, em sintonia e parceria construtiva. A família Bemol, que reuniu
os Benchimol, Benzecry e Minev, é referencial de insistência na direção da prosperidade.

A FIEAM sintetiza tudo isso, a somatória de tantos sonhos, que incluiu Mário Guerreiro, fundador do CIEAM, um visionário e centenário construtor de uma nova consciência corporativa e cívica. Com ele, a fibra e a força de Petronio Augusto Pinheiro, Antônio Andrade Simões, João Mendonça Furtado e tantos arautos desta boa nova chamada Zona Franca de Manaus. Parabéns, parceiro é guerreiro Antônio Silva, pela condução competente da chama olímpica industrial que estará irremediavelmente acesa em nossas mentes e corações dos que amamos esta terra chamada Amazonas, nossa Amazônia.

Wilson Perico 4
Wilson Périco é economista, empresário, presidente do centro da indústria do estado do Amazonas.
Antonio Silva
Antônio Silva presidente da FIEAM e vice presidente da CNI.

Artigos Relacionados

Brasil vive a crise climática, mas ainda não se prepara para seus impactos

Crise climática expõe falhas de adaptação no Brasil, com eventos extremos, custos bilionários e baixa prevenção diante dos impactos.

Captura de CO₂ pode ganhar reforço de microrganismos encontrados no subsolo

Descobertos a 1.250 metros de profundidade, microrganismos podem acelerar...

Disputa por minerais críticos na Amazônia amplia garimpo ilegal 

Corrida por minerais críticos na Amazônia impulsionam garimpo ilegal, pressionam territórios indígenas e expõem riscos da transição energética.