Salles se reúne com madeireiros para liberar carga retida pela Polícia Federal no PA

O ministro do meio ambiente segue em seu esforço para desmoralizar ainda mais o trabalho de fiscalização e combate à exploração ilegal de madeira na Amazônia. Depois de criar caso com o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, por causa da apreensão do maior carregamento de madeira suspeita da história, no final de 2020, Ricardo Salles se reuniu nesta 4ª feira (7/6) com empresários alvos da operação e se comprometeu em apoiar a liberação da carga o quanto antes possível.

Segundo informou Fabiano Maisonnave na Folha, a reunião foi feita em um hotel na cidade de Santarém (PA), e contou também com a participação da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli – vulgo presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados – e o chefe da delegacia de repressão a crimes contra o meio ambiente da PF, Rubens Lopes da Silva. Enquanto isso, no Congresso Nacional, o deputado Marcelo Freixo (RJ) encaminhou pedido para que a Câmara convoque Salles para explicar as críticas feitas à operação da PF contra os madeireiros no Pará. Guilherme Amado destacou o requerimento na Época.

Em tempo: O governo federal editou uma nova medida provisória (MP) que passa a permitir a emissão de licenças ambientais “sem análise humana” – ou seja, de forma automática, a partir da solicitação do interessado. Como informou André Borges no Estadão, a MP 1040 prevê o licenciamento robotizado para licenças que envolvam temas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção contra incêndios, com o objetivo de “favorecer o ambiente de negócios” no Brasil. Ouvida pela reportagem, a especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo, afirmou que a MP impõe uma “aberração jurídica” ao processo de licenciamento ambiental no país, já que o texto não deixa claro o que esse licenciamento robotizado significa nem a amplitude de sua aplicação.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os saguis que nasceram para ajudar a salvar uma espécie da Mata Atlântica

Espécie de sagui ameaçada de extinção tem dois filhotes no RS. Nascimento integra programa de conservação do sagui-da-serra-escuro.

O consumidor se preocupa, muda de hábito e ainda erra qual produto polui menos – Coluna Negócios Sustentáveis

Uma pesquisa da Bain em cinco países mostra que 90% dos brasileiros se dizem preocupados com o ambiente. Com dois selos amazônicos em construção, o desafio de quem vende a origem da floresta deixa de ser convencer e passa a ser explicar.

Novo mandato de Lula terá Congresso mais hostil à agenda ambiental

Novo mandato de Lula deve enfrentar maior resistência no Congresso para avançar em políticas ambientais e proteger Terras Indígenas.

Conheça o peixe da Amazônia que cria um campo elétrico para “ver” em águas profundas 

Conheça o peixe elétrico da Amazônia descrito no rio Tefé, que usa sinais elétricos para perceber o ambiente em águas profundas e turvas.

Pesquisadores descobrem as rotas de tráficos de animais na Amazônia

Pesquisa sobre o tráfico de animais na Amazônia identifica 137 espécies comercializadas ilegalmente e revela rotas usadas pelos traficantes.