Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (8/10), de informação veiculada pela imprensa sobre a prisão do pesquisador e ex-secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Rodrigo Tobias de Sousa Lima.
O pesquisador, em toda a sua trajetória de vida, vem atuando de modo colaborativo com a saúde pública brasileira e com instituições nacionais, como a Fiocruz, dedicando toda a sua experiência na área da epidemiologia e políticas públicas de saúde, contribuindo para uma saúde de qualidade na região amazônica.
A Fiocruz defende o princípio constitucional de presunção de inocência, tem convicção de que os fatos serão devidamente esclarecidos e está dando todo apoio necessário ao seu servidor, em contato direto com a família.
________
NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PESQUISADOR RODRIGO TOBIAS DE SOUSA LIMA
Foi com estarrecimento que recebemos nesta manha de 08 de outubro de 2020 a notícia da prisão do Dr. Rodrigo Tobias de Sousa Lima, servidor público, colega e pesquisador do ILMD. Rodrigo Tobias, como muitos outros cidadãos que não contaram com a devida proteção de seus direitos básicos, foi vítima de uma exposição inaceitável, que lança a ele um estigma perverso antes do devido processo legal.
Rodrigo Tobias foi estudante do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Endemias na Amazônia (PPGSEA), do Instituto Leônidas & Maria Deane, onde obteve seu mestrado, após anos atuando como odontólogo na capital e no interior do estado. Foi professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo depois aprovado para o quadro de pesquisadores da Fiocruz Amazônia.
Apesar de sua juventude, Rodrigo tem um extenso currículo que envolve muitas temáticas, mas sempre com o mesmo foco: contribuir com a construção de um sistema de saúde igualitário e justo no combate às desigualdades sociais. Concluiu o Doutorado em Ciências pelo Programa de Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz) com uma tese em que analisava as desigualdades sociais e a mortalidade na Infância em Manaus. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVida) do Instituto Leônidas & Maria Deane, atuou como coordenador do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Saúde da Família no Amazonas – PROFSAÚDE entre 2016-2019, onde também atua como professor, e é coordenador da Seção Norte da Associação Brasileira Rede Unida, além de ser membro do Núcleo Executivo do Grupo Temático (GT) de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). É pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia – LAHPSA do Instituto Leônidas e Maria Deane. Autor de vários livros e artigos, Rodrigo é um intelectual comprometido com a transformação social e com a busca de estratégias para a melhoria das condições de vida e saúde da população amazônica ,formando profissionais de saúde e atuando em projetos de pesquisa e extensão.
Nos últimos anos, Rodrigo envolveu-se na esfera governamental como gestor, atuando como Diretor de Atenção Básica e Ações Estratégicas da Secretaria Estadual de Saúde e, mais tarde, como secretário de saúde, função da qual se desligou no início de 2020, após enfrentar o começo da pandemia de Covid-19 no Amazonas. Um profissional com tantas qualidades que se colocou à serviço da execução das políticas nas quais ele, por tantos anos, atuou e pesquisou, rompendo com a barreira entre academia e o cotidiano do serviço de saúde.
Neste momento queremos manifestar nosso desejo por transparência sobre as investigações que motivaram esta prisão e reforçamos que o princípio da presunção da inocência deva ser respeitado. Em tempos de “assassinatos de reputações”, cabe a nós a tarefa de zelar pela verdade e pelo Estado de Direito.
Alessandra Dales Nava (Pesquisadora EDTA, ILMD Fiocruz)
Alfredo Lopes – (Escritor)
Augusto Cesar – (Professor da UFAM)
Célio Cruz (Cantor, compositor e pedagogo)
Fabiane Vinente dos Santos (Pesquisadora TASS, ILMD Fiocruz)
Fernando José Herkrath (Pesquisador SAGESPI, ILMD Fiocruz e UEA)
Flor Ernestina Martinez Espinosa (Pesquisadora TASS, ILMD Fiocruz e Fundação de Medicina Tropical Heitor Dourado)
João Pedro Gonçalves (Ex-senador do Amazonas)
Julio Cesar Schweickardt (Pesquisador LAHPSA, ILMD Fiocruz)
Lisiane Lappe dos Reis (Pesquisadora DMAIS, ILMD Fiocruz)
Marcílio Sandro de Medeiros (Pesquisador TASS, ILMD Fiocruz)
Maria Jacirema Ferreira Gonçalves (Pesquisadora DMAIS, ILMD Fiocruz)
Michele Rocha de Araújo El Kadri (Pesquisadora LAHPSA, ILMD Fiocruz)
Ormezinda Celeste Cristo Fernandes (Pesquisadora DMAIS, ILMD Fiocruz)
Rita Bacuri (Pesquisadora TASS, ILMD Fiocruz)
Comentários