ZFM: as novas matrizes e alternativas econômicas

A hora é de somar, conjugar o verbo construir na primeira do plural, priorizando atores, interesses e demandas locais, identificar os avanços ensaiados, valorizar o saber local, não apenas acadêmico, mas especialmente o saber tradicional, ponto de partida de investigação e ação focada no interesse social e no mercado que desembarca na prosperidade.

Por Alfredo Lopes
_______________________

O que são as novas matrizes econômicas de que falamos com mais frequência quando começam os ataques à economia do Amazonas? Poderíamos dizer que são quaisquer atividades complementares às matrizes fabris atuais e seus respectivos suprimentos no processo produtivo e demais serviços e produtos que atendem às demandas diretas e indiretas da dinâmica teimosa do Polo Industrial de Manaus. Uma coisa é verdadeira do nosso ponto de vista: quem entende a história, a necessidade e os direitos do programa Zona Franca de Manaus são aqueles que aqui labutam e definem a necessidade da diversificação produtiva através dos imensuráveis recursos naturais da região.

Em linhas gerais, estamos falando de Bioeconomia dos óleos vegetais, da bioativas e suas aplicações moleculares e nanobiotecnológicas em múltiplas atividades humanas, produção de alimentos com a piscicultura e fruticultura, turismo, precificação de serviços ambientais, comercio do carbono, e ainda incluindo os recursos hídricos, gestão e comercialização desses ativos. Tais recursos, abundantes e mal administrados culturalmente, se somam ao outros também volumosos em quantidade e qualidade no subsolo e demandados pela indústria de fertilizantes etc., etc. Sem falar dos produtos e serviços da indústria 4.0, tecnologia da informação e comunicação.

Pois bem. Em 2015, tivemos uma experiência rica de mapeamento de oportunidades sob o conceito de Nova Matriz Econômica Ambiental, onde assistimos um desfile gratificante de novos caminhos, alguns em andamento, muitos com possibilidade real de poder integrar-se à economia do Polo Industrial. Integrar-se com as políticas e públicas nacionais já é um outro departamento, pois inexiste integração, muito menos política pública que inclua a economia da ZFM. No recente episódio do IPI, em que o preconceito liberal revelou sua enorme disposição para implodir a ZFM, a mídia do Sudeste, porta-voz de desafetos de nossa economia, tratou de maldizer que somos contra redução de impostos.

Relutamos em reconhecer o óbvio: o Amazonas precisa assumir sua sina de Estado apartado. Iremos a lugar algum, porém, com essa má-vontade da União em fazer seu dever de prover a infraestrutura de que nossa região, Amazônia Ocidental, necessita. Um exemplo eloquente é boicote velado – similar ao que ocorre a embromação do PPB – à reconstrução da conexão rodoviária do Estado com o restante do país, a maldita falácia da BR 319. Chega de enrolação e hipocrisia, em nome de interesses inconfessos!

Chega de confisco das verbas aqui conquistadas e legalmente destinadas a diversificação do desenvolvimento, com inovação tecnológica e biotecnológica das cadeias setoriais. Muito mais poderia e deveria ser destinado para o Amazonas. Chega de boicote as alternativas energéticas, notadamente aquela que aproveita as vocações regionais de produção de energia limpa, como a alternativa solar. Há um acordo tácito da União em impedir a produção de placas e demais artefatos de energia solar. Chega de fogueira das vaidades que impediram nos últimos 22 anos o florescimento do polo de bioindústria com o fortalecimento institucional e funcional do Centro de Biotecnologia da Amazônia.

Se você observar a Portaria da “publicização”, a previsão do CNPJ se dará nos estertores de 2022. Aqui ficamos, qual São Thomé, querendo, torcendo, mas precisando ver para crer. A hora é de somar, conjugar o verbo construir na primeira do plural, priorizando atores, interesses e demandas locais, identificar os avanços ensaiados, valorizar o saber local, não apenas acadêmico, mas especialmente o saber tradicional, ponto de partida de investigação e ação focada no interesse social e no mercado que desembarca na prosperidade. E como preparar a a diversificação senão partilhando os trocados da penúria econômica com o capital promissor da disposição do fazer e do acontecer.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Alfredo-Lopes-5.png
Alfredo é consultor ambiental, filósofo, escritor e editor-geral do portal BrasilAmazôniaAgora

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal Brasil Amazônia Agora

Artigos Relacionados

O Amazonas precisa de escolhas à altura de seu povo

"Examinar trajetórias, cobrar preparo e reconhecer o espírito público...

Conheça as propostas de meio ambiente dos candidatos ao governo do Mato Grosso 2026

Conheça as propostas dos principais candidatos ao governo de Mato Grosso para bioeconomia, desmatamento, povos indígenas, energia e clima.

Segurança no trânsito em Manaus: Abraciclo celebra 50 anos em nome da vida

"Na Semana Nacional de Trânsito, a entidade que representa...

O compromisso com o Amazonas atravessa as eleições

“Sem vinculação partidária ou eleitoral, o CIEAM tem razões institucionais para cobrar a preservação das garantias da Zona Franca e a transformação dessas conquistas em investimento, emprego e desenvolvimento regional.”