"Aliando conhecimento tradicional e avanços científicos, o manejo sustentável do Pirarucu na Amazônia brasileira mostra resultados impressionantes, com aumento significativo na população da espécie e melhorias econômicas para as comunidades locais."
Mais de um século após sua introdução pelo governo dos Estados Unidos no Lago Roosevelt, peixes-búfalos ainda surpreendem cientistas e pescadores com sua impressionante...
O Idesam, em parceria com outras instituições, promoveu um encontro focado em inovações na piscicultura amazônica, discutindo manejo sustentável e valorização de produtos. O Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) desempenhou um papel crucial, apoiando startups como a Gigasus, que busca otimizar a produção em piscicultura.
Em uma notável descoberta científica, pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Peixes (LEP) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) identificaram três...
A aquaponia permite a integração entre duas práticas, a aquicultura convencional (criação de organismos aquáticos tais como peixes, lagostas e camarões) e a hidroponia (cultivo de plantas em água), onde ocorre uma verdadeira simbiose entre as espécies.
A descoberta de uma nova espécie de inseto em uma unidade de conservação reforça ainda mais a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade.
A perda de água nos lagos e rios da Amazônia foi de 4,5 milhões de hectares de superfície de água em relação a 2022, último ano em que houve ganho hídrico no país.