Plano de saúde na Indonésia é pago com lixo reciclado

Por – DÉBORA SPITZCOVSKY

O número de pessoas que não possuem acesso a um serviço de saúde de qualidade por falta de dinheiro é imenso. Mas e se toda essa gente pudesse ‘pagar’ por tratamento médico com lixo?

A ideia foi implementada (com sucesso!) na cidade de Malang, na Indonésia. Por lá, os pacientes da Garbage Clinical Insurance, do jovem médico Gamal Albinsaid, podem trocar resíduos (orgânicos e recicláveis) por consultas médicas.

Segundo o “Doutor do Lixo”, como foi apelidado o médico, a cidade produz mais de 55 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. “Usar todo esse montante como recurso financeiro foi quase intuitivo”, diz no documentário, abaixo.

Saúde
Foto reprodução

O lixo, de fato, acaba virando dinheiro. Resíduos como plástico, papel e alumínio são vendidos para cooperativas de reciclagem, gerando renda para a clínica, enquanto os resíduos orgânicos são transformados em adubo, que também é comercializado a interessados.

A ideia – cá entre nós, brilhante! – já ajudou milhares de pessoas a ter acesso a um tratamento médico de qualidade – que, vale dizer, deveria ser direito de todos os cidadãos do mundo. É ou não é uma ótima iniciativa para ser replicada?

Saiba mais sobre a Garbage Clinical Insurance no vídeo, abaixo!

Texto publicado em The Greenest Post

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Onde está o carbono da Amazônia?

O carbono tem endereço: onde a Amazônia guarda o...

34 flores da Amazônia mais bonitas que você precisa conhecer

Descubra 34 flores da Amazônia que revelam a beleza, diversidade e o potencial da maior floresta tropical do planeta.

Amazônia, as nuvens carregam e distribuem bioativos

Pesquisa com participação de Paulo Artaxo revela que gotículas de neblina carregam micro-organismos vivos e compostos bioativos, ampliando o papel da atmosfera na dinâmica da floresta.

Entre a norma e a sobrevivência: quem entender primeiro, lidera

Iniciativas como essa, conduzidas por CIEAM, FIEAM e com...