Veja como ajudar o povo Yanomami: Ministério da saúde convoca voluntários

Profissionais serão integrados à Força Nacional do SUS em Roraima

Por Cristiano Alvarenga – UFU

O Ministério da Saúde convoca voluntários para atuação no atendimento à comunidade indígena no território Yanomami, em Roraima.

O chamamento visa ampliar a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) formada para combater o quadro de desassistência à população daquela localidade.

A inscrição é feita via formulário eletrônico (ver abaixo). É necessário informar nome completo e área de formação e, posteriormente, detalhar especialidades e disponibilidade para viagens.

Link de inscrição

Enfermeiros, médicos e nutricionistas já foram convocados para atendimento à comunidade na Casa de Saúde Indígena (Casai) e no hospital de campanha montado pelo Exército.

A Força Nacional do SUS no território Yanomami foi acionada a partir da declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, no último dia 20 de janeiro.

Yanomami
Profisisonais do Ministério da Saúde atendem bebê Yanomami em estado grave — Foto: Condisi-YY/Divulgação

Comitiva em Roraima

Na segunda-feira, 23/01, o Ministério da Saúde enviou 12 voluntários da Força Nacional do SUS e outros servidores públicos para atuar no território Yanomami. 

Entre os membros da comitiva, está o recém-empossado diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência e servidor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Nilton Pereira Júnior. O embarque dos profissionais foi registrado pela equipe de comunicação do Ministério da Saúde. Confira:

Texto foi retirado de UFU

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O verdadeiro motor da transformação

“_O dínamo propulsor da mudança — o maior e...

Por que árvores gigantes não são tão vulneráveis à seca quanto se imaginava

Árvores gigantes superam limites físicos para levar água à copa, com papel de absorção de carbono, regulação de chuvas e conservação.

El Niño: Brasil anuncia plano de R$ 9,8 bilhões contra eventos extremos

El Niño leva Brasil a lançar plano com alertas de calor extremo, centros de saúde e clima e reforço do SUS contra eventos climáticos.

O El Niño está chegando. A prevenção resistirá à força da próxima seca?

Os primeiros decretos, planos e articulações representam um avanço...

Amazônia vive “batalha por sobrevivência”, alerta ex-diretor da ONU

Achim Steiner alerta que a Amazônia precisa de investimentos...