Sabores da Amazônia conquistam o Brasil: Manawara abre franquia em Manaus e mira expansão

A Manawara, empresa amazonense apoiada pela aceleradora Amaz e especializada em produtos inspirados na biodiversidade da Amazônia, inaugura sua primeira franquia em Manaus e anuncia planos de expansão para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e mercados internacionais, incluindo negociações com o mercado norte-americano e chinês.

No último final de semana, dias 20 e 21 de janeiro, a Manawara, pertencente ao grupo de empresas apoiadas pela aceleradora de impacto AMAZ, celebrou a abertura de sua primeira franquia. Situada no Shopping Manauara, localizado no bairro Adrianópolis, na região centro-sul de Manaus, esta inauguração marca o início de uma série de aberturas planejadas para o decorrer do ano.

Originária de Iranduba, Amazonas, a Manawara nasceu do entusiasmo por balas de goma e o amor pela Amazônia, disponibilizando 22 variedades de produtos. Seu portfólio inclui balas de goma de frutas com diversos sabores, além de castanhas e biscoitos. Ingredientes típicos como açaí, guaraná, taperebá e cupuaçu são incorporados em jujubas e outros produtos que são veganos, livres de glúten e lactose. A empresa tem a expectativa de expandir sua linha de produtos, adicionando 15 novos itens até o final de 2024.

Valorização da produção local

A cadeia produtiva da Manawara é estruturada de modo a valorizar os produtores locais da Amazônia. O guaraná utilizado pela empresa é adquirido de Maués, enquanto a castanha vem da Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab), atuante na Resex Mamirauá. O polvilho para os biscoitos é proveniente de Iranduba, o mel é de Boa Vista do Ramos e a farinha de coco é fornecida por produtores do Acre.

“Para nós, que estamos localizados no Amazonas, é muito significativo ter uma franquia aqui, em Manaus. Poder levar nossos parceiros – como o Senhor José Tomaz, de uma comunidade ribeirinha em Iranduba, que é nosso fornecedor de jambu – para conhecer nosso ponto de venda, mostrar, de forma concreta, como as matérias-primas eles nos fornecem são usados e onde são comercializados os produtos, não tem preço”, expressa Mércio Sena, CEO da Manawara.

Mariano Cenamo, CEO da AMAZ aceleradora e diretor de novos negócios do Idesam, comenta sobre a inauguração:

“É uma grande satisfação ver a inauguração da primeira unidade da Manawara em Manaus, no Shopping Manauara. É uma empresa que nós acreditamos que tem um potencial enorme de levar a cara da Amazônia para o Brasil e para o mundo, mas é super importante apresentar em primeira mão os produtos que vêm da biodiversidade amazônica para serem valorizados pelos próprios amazonenses. Esta é a primeira de várias franquias que serão inauguradas no Brasil durante esse ano de 2024.”

Expansão nacional e internacional da Manawara

Anteriormente, os produtos da Manawara já estavam disponíveis em diversos pontos de venda em Manaus. Com a abertura da franquia no Shopping Manauara, agora é possível encontrar uma ampla seleção dos produtos da empresa em um único local, facilitando o acesso dos consumidores à diversidade de itens oferecidos.

Mércio revelou planos ambiciosos para a expansão da Manawara no território brasileiro. No decorrer do primeiro semestre, a empresa pretende inaugurar três novas franquias na cidade de São Paulo. Além disso, estão programadas a abertura de duas unidades no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte ao longo do ano. A Manawara também está concluindo as negociações para estabelecer mais quatro franquias.

“Nossa intenção é promover uma imersão no mundo de cores e sabores da floresta amazônica. Que cada um tenha a possibilidade de imaginar a sua Amazônia através dos produtos que oferecemos. Dentro de cada bala, de cada caixinha, tem muito zelo com a natureza e com as pessoas que vivem na floresta”

enfatizou o CEO da Manawara

Ele também mencionou que o ponto de venda em São Paulo, inaugurado em maio do ano anterior e que serve como showroom para atrair futuros franqueados, viu um aumento de aproximadamente 10% em suas vendas desde o início das operações.

A empresa tem se dedicado ao desenvolvimento de novos produtos e embalagens nos últimos anos, um esforço que tem sido reconhecido com importantes premiações. A Manawara marcou presença nas maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo e da Europa, como a Anuga e a Sial, onde foi agraciada com o Selo de Inovação em 2020. Adicionalmente, recebeu o prêmio do Brazil Design Awards pelas embalagens criadas para as balas de fruta, também em 2020.

A Manawara está avançando nas negociações para entrar no mercado norte-americano, evidenciando o crescente interesse internacional em seus produtos. O mercado chinês, especificamente, demonstrou um forte apelo pelos itens da empresa. Gigantes do e-commerce como a JD, o Departamento de Comércio da China e uma rede de supermercados em Beijing, focada em clientes estrangeiros, expressaram interesse em iniciar negociações com a Manawara.

Com informações do Idesam

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Dom Pedro II: a escola que ensina o passado e cobra o futuro

Com mais de 150 anos, colégio histórico Dom Pedro...

ANOTAÇÕES PARA O NOVO LUSTRO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 2026 A 2030 -A GRANDE TRANSFORMAÇÃO – Parte VIII

Economia brasileira pressionada por sistemas empresariais mal estruturados, crescimento...

Congresso acelera debate sobre mineração em terras indígenas após decisão do STF

Decisão judicial expõe disputa entre interesses econômicos, direitos indígenas...

Entre impostos , dívidas e apostas, a renda encurta 

“O Brasil entrou em uma fase curiosa e preocupante...