O objetivo do investimento no empreendedorismo na Amazônia é posicionar o Brasil como protagonista na agenda de sustentabilidade global, com foco na COP30
O objetivo do investimento no empreendedorismo na Amazônia é posicionar o Brasil como protagonista na agenda de sustentabilidade global, com foco na COP30
Apenas assim, com reconhecimento e modernização, poderemos garantir que o setor comercial continue — como sempre foi — a ser um motor de desenvolvimento e crescimento para o Brasil.
"Ainda no clima da Semana da Indústria, ao destacar o legado e as conquistas dos empreendedores da Indústria da Floresta, podemos olhar para trás com orgulho e prestar aos parceiros desta jornada vitoriosa uma singela homenagem. Cada desafio superado, cada lição aprendida, cada hectare da biodiversidade intocado contribuiu para fazer do Polo Industrial de Manaus o que ele é hoje: um exemplo de como o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental podem caminhar juntos"
Durante a 2ª Jornada de Integração em Rondônia, no IFRO, serão discutidos novos projetos sob o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), incluindo um inovador sistema de créditos de carbono e uma plataforma digital para monitoramento de árvores.
Nos últimos três meses, a plataforma movimentou cerca de R$ 120 mil com a venda de 25 produtos fruto da bioeconomia amazônica; nos últimos seis meses, o número de itens ofertados cresceu 20%.
A falta de infraestrutura nas cidades para coleta e pouca conscientização da população sobre o tema contribui para os baixos níveis de aproveitamento do lixo reciclável.
A produção de biocarvão pode utilizar uma ampla variedade de matérias-primas, incluindo resíduos agrícolas como palha e bagaço de cana, restos de madeira e até esterco animal.