Projeto capacita agricultores de AL, BA e PE em apicultura

O projeto Lagos do São Franciscouma parceria da Embrapa Semiárido, Chesf e BNDES, com apoio da Univasf e de prefeituras municipais, promoveu durante o mês de setembro cursos em apicultura para 90 agricultores familiares dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Piranhas, em Alagoas; Petrolândia e Jatobá, em Pernambuco; e Poço Redondo, em Sergipe.

As capacitações foram divididas em duas etapas, sendo a primeira com aulas teóricas, abordando questões como o histórico da apicultura, biologia da abelha, materiais de proteção, equipamentos utilizados, povoamento, instalação de apiário, manejo e produtos da colônia (mel, pólen, própolis etc.).

Durante a segunda etapa, os produtores participaram de aulas práticas de divisão de colônia e elaboração de alimento para as abelhas no período seco. Foi demonstrado como produzir uma ração de baixo custo para garantir a permanência das abelhas nas caixas, o que contribui para uma maior produção após o início das chuvas, nas primeiras floradas das plantas da Caatinga.

Para Arator Morais, Secretário de Agricultura de Pariconha (AL), todo o trabalho desenvolvido com a apicultura surge como uma alternativa para agregar renda aos produtores familiares, além de melhorar a relação entre o homem e a natureza com a preservação do bioma Caatinga.

Além do calendário de capacitações, o projeto ‘Lagos do São Francisco’ já distribuiu mais de mil melgueiras e 2 mil ninhos para criação de abelhas com ferrão. Os participantes do projeto também receberam os acessórios necessários para o desenvolvimento das atividades, tais como macacões, cera alveolada, carretilhas, garfos desoperculadores de favos, suportes para as caixas, fumigadores etc.

O coordenador do projeto e pesquisador da Embrapa Semiárido, Rebert Coelho Correia, explica que as ações têm sido executadas em pequenas áreas demonstrativas e com o envolvimento de agricultores com perfil agregador e multiplicador. “Buscando justamente aproximar os produtores dos processos de inovação e das tecnologias da Embrapa, oferecendo alternativas para melhorar a qualidade de vida nos municípios do baixo do São Francisco”, completa.

Fonte: Embrapa

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Nova enzima sustentável na indústria de papel promete corte de poluentes

Nova enzima sustentável na indústria de papel reduz químicos tóxicos e avança com solução baseada em resíduos agrícolas e bioeconomia.

Idesam oferece até R$ 200 mil em prêmios no Desafio Bioinovação Amazônia

Idesam abre inscrições para desafio de bioinovação na Amazônia, com prêmios de até R$ 200 mil e apoio técnico para soluções sustentáveis.

Água em risco: como a poluição ameaça a vida nos rios do planeta e o que pode ser feito agora

Com a maior rede hidrográfica do planeta e uma biodiversidade aquática extraordinária, o país está no centro desse debate. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios conhecidos: saneamento insuficiente, poluição por mineração, expansão agrícola e impactos das mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, já apresenta sinais de contaminação por plásticos e outros poluentes, evidenciando que nem mesmo regiões consideradas remotas estão imunes

Terras raras no Brasil entram no centro da disputa por soberania nacional

Terras raras no Brasil entram na disputa global, com Lula defendendo soberania mineral diante de pressões externas e impactos ambientais.