Presidente do TCE-AM reforça legalidade em reunião com ministro do STF

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, demonstrou mais uma vez sua dedicação em assegurar que as decisões da Corte sejam fundamentadas com rigor e dentro dos parâmetros legais constitucionais. Nesta terça-feira (4), ela se reuniu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, em Brasília, para discutir a competência finalística do TCE-AM em casos de prescrição de processos.

Acompanhada pelo Diretor Jurídico do TCE-AM, Rafael Albuquerque, a conselheira-presidente apresentou documentos relativos à Ação Direta de Inconstitucionalidade 7508, movida pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon). Esta ação questiona a Emenda Constitucional 132/2022, que aborda a prescrição no âmbito das Cortes de Contas.

TCE-AM
Foto divulgacão TCE

O encontro teve como objetivo defender a competência dos Tribunais de Contas em punir gestores que cometeram irregularidades e ressarcir a administração pública.

Yara Amazônia Lins destacou a importância de que a análise das prestações de contas de prefeituras municipais, onde o TCE-AM emite pareceres prévios para as Câmaras Municipais, não seja interrompida por prazos prescricionais, garantindo assim a integridade e a continuidade das fiscalizações.

A reunião sublinha o compromisso contínuo da presidente do TCE-AM em fundamentar suas determinações com cuidado e zelo, sempre alinhada aos parâmetros constitucionais, reforçando a importância do papel das Cortes de Contas na manutenção da legalidade e na proteção do patrimônio público.

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.