Retail
sábado, abril 17, 2021
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
    • Bioeconomia
    • Economia
    • Desenvolvimento regional
    • Infraestrutura
    • Piscicultura
  • Agricultura
  • Meio ambiente
    • Sustentabilidade
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Brasil Amazônia Agora
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
PUBLICIDADE
English EN French FR German DE Portuguese PT Spanish ES

Por que a Ford saiu do Brasil? A implosão de nosso mercado interno

brasilamaz Publicado por brasilamaz
12/01/2021
em Economia e Política
0
Por que a Ford saiu do Brasil? A implosão de nosso mercado interno

A queda no faturamento líquido do setor automobilístico no Brasil foi brutal depois da crise no mercado interno de 2015. Antes, com o crescimento do mercado interno, o faturamento líquido chegou a mais de US$ 93 bilhões de dólares.

Fonte: Anfavea

Entre 2004 e 2013 o crescimento econômico e fortalecimento do mercado interno promoveu um amplo interesse da indústria automobílistica, com a produção de autoveículos apresentando uma taxa média de crescimento para esse período de 7,8%.

Fonte: Anfavea

Esse crescimento foi determinado, predominantemente, pela dinâmica do mercado interno, dado que a participação das exportações como proporção total da produção de autoveículos saiu de 35,5% em 2005, para 15,8% em 2013. Como contrapartida, a participação do mercado interno como destino da produção de autoveículos saltou de 64,5% em 2005 para 84,2% em 2013.

Fonte: Anfavea

Após a crise política e econômica a partir de 2015, o PIB brasileiro passou apresentar uma perda de dinamismo, com taxas negativas em 2015 (-3,55%) e 2016 (-3,28%), com pífio crescimento em 2017 (1,32%), 2018 (1,78%) e 2019 (1,14%).

Fonte: IPEADATA

Impactos da crise na indústria automobilística:  entre 2014, 2015 e 2016, houve taxas negativas de crescimento, respectivamente -15,1%; -22,7%; e -10,5%. Somados, uma queda na produção de autoveículos de 48,3%. O número total de autoveículos produzidos saindo de 3.738.448 em 2013, para 2.195.712 em 2016. 88,7% da produção era destinada ao mercado interno. A recuperação entre 2017 e 2019 soma um total de crescimento de 32,5%, mas com a produção ficando apenas 2.951.446 autoveículos, muito longe do auge do crescimento do setor. Essa perda de dinamismo pode ser creditada à crise do mercado interno. O faturamento líquido de US$ 87.294 bilhões em 2013 cai para US$ 54 bilhões em 2019. O número de empregos gerados também caiu de 135 mil em 2013 para 106 mil em 2019.

Por Uallace Moreira

Fonte: Paulo Gala

Assuntos: brasilCrescimento econômicocrise políticaFordindústriaMercado Internoproduçãosetor automobilístico
CompartilharTweet

Leia Notícias

A economia endógena do Amazonas precisará ser 10 vezes maior
Economia

A economia endógena do Amazonas precisará ser 10 vezes maior

17/04/2021
Fracasso do Brasil no combate à pandemia é culpa do governo, diz estudo
Ciência

Fracasso do Brasil no combate à pandemia é culpa do governo, diz estudo

15/04/2021
AGU cobra na Justiça R$ 893 milhões de desmatadores da Amazônia
Amazônia

Em carta a Biden, Bolsonaro promete fim do desmatamento ilegal

15/04/2021
Abraciclo: Produção ultrapassa 125 mil motocicletas em março
Economia

Abraciclo: Produção ultrapassa 125 mil motocicletas em março

15/04/2021
Liberdade e felicidade são requisitos para desenvolver tecnologias na FPF-Tech, diz Luís Braga, Diretor Executivo
Follow Up

Liberdade e felicidade são requisitos para desenvolver tecnologias na FPF-Tech, diz Luís Braga, Diretor Executivo

14/04/2021
Humanos batem algoritmos em ESG, diz Goldman Sachs
Economia e Política

Humanos batem algoritmos em ESG, diz Goldman Sachs

13/04/2021

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Posts recentes

  • A economia endógena do Amazonas precisará ser 10 vezes maior
  • Pessoas sadias com menos de 60 anos estão excluídas de plano nacional de imunização
  • Energia eólica marítima é alternativa para geração de energia limpa no Brasil
  • Desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade permeiam debate final do GovernAmacro
  • Por que Brasil vacinou 88 milhões em 3 meses contra H1N1 e agora patina contra covid-19

Comentários

  • Pito Pérez em ‘Os bancos são os únicos que continuam lucrando em meio ao desespero da sociedade’, dispara Wilson Périco
  • Rigoberto Pontes em Amazônia, empreendedorismo é mais sustentável que o proibicionismo
  • Geisa da Graça em A Biotecnologia da Amazônia e o Brexit
  • Geisa da Graça em A Biotecnologia da Amazônia e o Brexit
  • Alberto Morelli em “2019 foi um ano difícil mas de muitas conquistas e de protagonismo do Setor Produtivo”.

Pesquisar

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
  • Agricultura
  • Meio ambiente
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Amazônia
  • ZFM
  • Economia e Política
    • Bioeconomia
    • Economia
    • Desenvolvimento regional
    • Infraestrutura
    • Piscicultura
  • Agricultura
  • Meio ambiente
    • Sustentabilidade
  • Saúde
  • BAA TV
  • Ciência
  • Glossário