Peixe amazônico Pacu é encontrado em lago na Irlanda e intriga pesquisadores

Um pacu, peixe amazônico comumente encontrado nas águas da Amazônia, foi localizado morto no Lago Garadice, despertando curiosidade e preocupações ambientais. Este incidente, ocorrido no último fim de semana, a cerca de 140 km de Dublin, capital da Irlanda, é particularmente notável devido à ausência natural deste peixe nas águas europeias.

O pacu, pertencente ao gênero Piaractus, é reconhecido por seu tamanho, podendo atingir até 25 kg; contudo, o exemplar encontrado pesava aproximadamente 2 kg. A descoberta foi feita por Steve Clinch, um pescador e dono de uma pousada local, que notificou as autoridades sobre o achado.

O Inland Fisheries Ireland (IFI), agência governamental responsável pela conservação dos recursos hídricos e pesqueiros, assumiu a investigação do caso. “Ainda não sabemos a origem deste peixe ou como ele veio parar em Garadice”, comunicou o IFI. Duas hipóteses são consideradas: o pacu pode ter sido descartado no lago já morto ou liberado vivo de um aquário particular.

Apesar da presença desse peixe ser um acontecimento isolado – com apenas um espécime encontrado –, o caso gera preocupações sobre potenciais impactos à biodiversidade local. O IFI reitera que, até o momento, não há indicações de uma população estabelecida de pacus no lago, minimizando os riscos ambientais.

Este incidente é contrastado com a situação do peixe-leão, outra espécie invasora que tem causado danos significativos em diversos ecossistemas, incluindo as águas brasileiras. As autoridades continuam a investigação para entender melhor as circunstâncias que levaram à presença deste peixe amazônico em águas irlandesas, e mais informações devem ser divulgadas em breve.

peixe amazônico
Foto: Carolina Sarmento/Arquivo Pessoal

Ibama não identifica exportações legais de peixe amazônico para a Irlanda

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contribuiu com um novo capítulo para o enigma da descoberta de um pacu, peixe originário da Amazônia, em um lago na Irlanda. Segundo o órgão, análises dos últimos 12 meses revelaram que não houve exportações legais de peixes nativos do Brasil para a Irlanda, complicando ainda mais as tentativas de explicar como o peixe chegou a águas irlandesas.

A nota do Ibama amplia o mistério em torno do evento, levantando questões sobre as rotas não oficiais através das quais o pacu pode ter sido transportado e solto no Lago Garadice. Este desenvolvimento reforça as especulações sobre a origem do peixe e os métodos possivelmente utilizados para sua introdução no ecossistema irlandês.

A ausência de registros de exportação legais aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o comércio internacional de espécies exóticas e as medidas de controle existentes para prevenir a dispersão de animais não nativos em novos habitats. O caso sublinha a importância de regulamentações rigorosas e da cooperação internacional na gestão da biodiversidade e na prevenção de impactos ambientais adversos associados a espécies invasoras.

*Com informações Terra Noticias Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Guardar o sol e o vento

“O primeiro leilão de baterias do setor elétrico brasileiro...

Quando o mundo compra portos, a Amazônia vende o quê?

"O risco é assistir à construção dessa nova arquitetura...

Folclore amazônico transforma lendas em ferramenta de educação ambiental

Folclore amazônico ajuda escolas a ensinar ciência, biodiversidade e educação ambiental a partir de lendas, livros, museus e projetos educativos.

Brasilidade, a soberania inadiável

Nem São Paulo. Nem Manaus. O Brasil. Porque a brasilidade, diante...