Papa com voz ecológica: Leão XIV será convidado para a COP30 em Belém

Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV para seu papado, tem se manifestado sobre a urgência climática, apesar da postura moderada em relação a temas-chave

O novo papa, Leão XIV, deverá ser convidado oficialmente para participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA). O convite foi confirmado pelo bispo Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em entrevista à CNN.

“O que vem agora com força é a própria COP 30. Como vai ser na Amazônia e nós temos um cardeal da Amazônia, que é o Dom Steiner, com certeza eles [os cardeais que estão no Vaticano] já farão esse convite ao papa”, disse Hoepers. Segundo ele, mesmo que o papa não possa comparecer à COP, novas oportunidades de visita ao Brasil surgirão, dada a relevância global do país em temas ambientais e sociais.

“Esse é um momento em que o papa Francisco já tinha apontado o seu interesse, porque esse era o grande tema dele”, lembra o bispo.

Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV para seu papado, tem se manifestado sobre a urgência climática, apesar da postura moderada em relação a temas-chave
Papa com voz ecológica: Leão XIV será convidado para a COP30 em Belém | Foto: Reprodução/Rede Sociais

Robert Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV para seu papado, tem se manifestado sobre a urgência climática. Embora seu estilo seja considerado mais moderado, falando pouco sobre temas-chave, ele compartilha da visão de Francisco sobre proteção ao meio ambiente e equilíbrio climático, justiça social e acolhimento dos marginalizados, incluindo os pobres e os imigrantes. Ele já afirmou que o ser humano “não pode ser um tirano” em relação à natureza, sinalizando alinhamento com os princípios da Laudato Si’, a encíclica ambiental de seu antecessor.

Além disso, destacou que é hora de passar “das palavras à ação”. Segundo Leão XIV, a resposta a esse desafio deve estar fundamentada na Doutrina Social da Igreja.

Papa já viria ao Brasil

Antes de ser eleito papa, Leão XIV — então cardeal — já tinha uma visita ao Brasil programada. Ele havia aceitado participar de um retiro espiritual dos bispos brasileiros, que seria realizado em Aparecida (SP) no mês passado, antes da morte de Francisco. “Ele já estava inclusive com as meditações preparadas. Logo que nós o convidamos ele aceitou plenamente”, afirmou Hoepers.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

O que olhar antes de votar? Nelson Azevedo põe as promessas à prova

Em entrevista a Cristy Ellen Lopes, publisher do BrasilAmazoniaAgora,...

Fim do “eco-friendly” genérico: a partir de 27/09, a Europa exige prova para alegações ambientais

Regras da UE contra o greenwashing exigem comprovação de apelos ambientais e afetam a venda de produtos ao consumidor europeu.

O Brasil que o mundo precisa é o país que o trumpismo pretende cancelar

"O alerta de Thomas Piketty, respeitável economista francês, amplia...

Flávio Bolsonaro promete flexibilizar regras ambientais e recebe apoio da bancada do agro

FPA apoia Flávio Bolsonaro por alinhamento às demandas do setor, candidato promete mais crédito rural e critica restrições ambientais.

Amazônia na mira: a política de intervenção dos EUA e os interesses por trás da guerra às drogas

"Washington declara interesse em recursos estratégicos, amplia suas opções...