Pandemia está impulsionando retrocessos contra a proteção ambiental e os direitos indígenas no Brasil

Um estudo lançado ontem (18/2) analisou a situação dos Povos Indígenas nos cinco países com mais floresta tropical do mundo, entre eles o Brasil, no contexto dos esforços nacionais para retomada econômica pós-pandemia. O cenário não é bom: atividades com alto potencial de dano ambiental e risco aos Povos Indígenas estão sendo impulsionadas, como exploração de madeira, mineração e agricultura industrializada. O levantamento foi conduzido por pesquisadores do Forest Peoples Programme (FPP), da Lowenstein International Human Rights Clinic da Yale Law School e da Middlesex University London School of Law, que analisaram os impactos da impunidade corporativa e a reversão das políticas sociais e ambientais durante a pandemia no Brasil, Colômbia, Indonésia, Peru e República Democrática do Congo.

“Muitos governos têm criminalizado cada vez mais os defensores dos Direitos Humanos Indígenas, além de legitimar ou até mesmo facilitar a ameaça e o uso da violência contra eles”, alertou Joan Carling, diretora do FFP. “Essas ações demonstram claramente a falta de responsabilidade dos Estados e de respeito das empresas pelos direitos e bem-estar dos Povos Indígenas”. No caso brasileiro, o relatório destacou o desmantelamento dos programas de fiscalização e proteção do bem estar indígena, a agressividade do governo Bolsonaro à demarcação formal de Terras Indígenas e os incentivos a atividades de exploração, principalmente o garimpo, na Amazônia. O resultado disso é uma situação de vulnerabilidade crescente dos Povos Indígenas e a explosão do desmatamento amazônico no último ano.

O relatório foi repercutido por Deutsche Welle, Guardian e Reuters, entre outros.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O Amazonas precisa de escolhas à altura de seu povo

"Examinar trajetórias, cobrar preparo e reconhecer o espírito público...

Conheça as propostas de meio ambiente dos candidatos ao governo do Mato Grosso 2026

Conheça as propostas dos principais candidatos ao governo de Mato Grosso para bioeconomia, desmatamento, povos indígenas, energia e clima.

Segurança no trânsito em Manaus: Abraciclo celebra 50 anos em nome da vida

"Na Semana Nacional de Trânsito, a entidade que representa...

O compromisso com o Amazonas atravessa as eleições

“Sem vinculação partidária ou eleitoral, o CIEAM tem razões institucionais para cobrar a preservação das garantias da Zona Franca e a transformação dessas conquistas em investimento, emprego e desenvolvimento regional.”