Oxfam: 10% mais ricos emitem o dobro de carbono emitido pelos 50% mais pobres

Um novo relatório da ONG Oxfam conduzido pelo Stockholm Environment Institute revela mais um efeito brutal da desigualdade social ao redor do mundo: entre 1990 e 2015, os 10% mais ricos da população global responderam por mais da metade (52%) das emissões de carbono. Em termos de emissões cumulativas, apenas 1% da humanidade – os mais ricos – é responsável (15%) pelo dobro dos 50% mais pobre (7%). Essa fatia da humanidade também aumentou consideravelmente, em cerca de 1/3, sua participação sobre o chamado orçamento global do carbono – o volume de carbono que pode ser queimado sem inviabilizar a contenção do aquecimento global em 1,5oC até 2100. Ao mesmo tempo, a esmagadora maioria das pessoas, especialmente as mais pobres, aumentaram sua participação nesse orçamento em apenas 4%. Em termos gerais, as emissões anuais aumentaram 60% nesse período, com os 5% mais ricos sendo responsáveis por 37% desse crescimento.

EstadãoGuardianReuters e RFI destacaram os principais pontos da pesquisa da Oxfam.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Sociobioeconomia: Redes da Amazônia recebem até R$ 11,7 milhões

Redes da Amazônia avançam na sociobioeconomia e poderão receber até R$ 11,7 milhões cada para fortalecer negócios comunitários.

Tornados no Brasil: por que o país é o segundo mais propenso do mundo 

Tornados no Brasil chegam a 81 registros em 2026 e podem bater recorde; entenda a influência do El Niño, das massas de ar e do clima.

Quando a inteligência precisa de território

"A Amazônia precisa decidir se continuará exportando apenas recursos...

Quando a inteligência começa a governar o desenvolvimento da Amazônia

"A Amazônia aprendeu a construir fábricas antes de aprender...

Por que a Zona Franca de Manaus nunca deixa de ser questionada?

“Atravessando governos, reformas tributárias e mudanças profundas na economia...