Outubro Rosa no TCE-AM: cada dia, uma nova razão para cuidar da vida

“Esse é o legado que desejo continuar promovendo enquanto me restarem forças, pois acredito que a saúde e o autocuidado são fundamentais para uma sociedade justa e solidária. Outubro Rosa é um mês para reforçar o autocuidado, mas que seja também um lembrete diário de que todo dia é dia de cuidar da vida”

O mês de outubro, mundialmente associado ao Outubro Rosa, nos remete a uma responsabilidade que vai além de uma data. A saúde feminina, o autocuidado e a prevenção contra o câncer de mama e outros males que afligem tantas mulheres, não podem ser lembrados somente em um mês. A cada dia, precisamos reafirmar o valor da vida como o presente mais precioso do Senhor, um dom que exige zelo, atenção e consciência. Outubro Rosa nos recorda que o autocuidado não é apenas uma escolha individual, mas uma responsabilidade coletiva e uma ação de amor à Vida.

Yara

Foi com esse compromisso que estabelecemos o Comitê de Crise pela Saúde. Não foi uma decisão burocrática; foi uma declaração de que o TCE-AM está ao lado das mulheres do Amazonas. Assumimos a missão de olhar de forma devotada para a saúde feminina, reforçando que o autocuidado é uma base essencial para uma liderança sustentável, para a integridade física e emocional, e para que as mulheres possam continuar a ser a força que sustenta tantas famílias e comunidades. Esse compromisso é parte da minha vocação profissional e da missão que me move nesta Corte.

OUTUBRO ROSA
Getty Images/iStockphoto

Durante o Ciclo de Palestras “Mulheres em Foco”, evento promovido pelo TCE-AM neste Outubro Rosa, buscamos intensamente informar, mas também acolher e fortalecer nossas servidoras e colaboradoras. Contamos com palestras de especialistas e profissionais dedicados, que trouxeram orientações práticas e relevantes sobre prevenção, diagnóstico precoce e os desafios da saúde feminina. Discutimos o protagonismo da mulher na sociedade, porque acreditamos que, para cuidar da sociedade, é preciso primeiro garantir a saúde e o bem-estar de quem a compõe.

O autocuidado é um ato de coragem, uma força que permite às mulheres superarem obstáculos, preservando sua integridade e resiliência. Sem autocuidado, não há sustentação, não há força duradoura. Neste Outubro Rosa e além dele, o TCE-AM reafirma seu papel como guardião da saúde e do bem-estar de suas servidoras e de todas as mulheres do Amazonas, pois cuidar da Vida é, antes de tudo, honrar o maior presente que nos foi dado.

Esse é o legado que desejo continuar promovendo enquanto me restarem forças, pois acredito que a saúde e o autocuidado são fundamentais para uma sociedade justa e solidária. Outubro Rosa é um mês para reforçar o autocuidado, mas que seja também um lembrete diário de que todo dia é dia de cuidar da vida.

WhatsApp Image 2024 08 20 at 10.08.49
Yara Amazônia Lins
Yara Amazônia Lins
Yara Amazônia Lins é conselheira e presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Pós-graduada em Ciências Contábeis pela UFAM e reúne um portfólio robusto em Espírito Publico nos seus mais de 40 anos de serviços prestados ao TCE-AM. Em seu atual mandato tem direcionado esforços, dentro das competências do órgão e da função que ocupa, para maiores realizações de valorização da Amazônia e da preservação do Meio Ambiente.

Artigos Relacionados

Rede de pesca vira negócio de impacto: empreendedora fatura R$ 35 mil por mês com material descartado no oceano

Atualmente, o empreendimento de produtos feitos com rede de pesca já conta com o trabalho de 22 pessoas, incluindo costureiros, gerando emprego e renda para a comunidade local.

A Zona Franca que o Brasil precisa conhecer e defender

“É digno e justo insistir que, na relatoria da...

Inseto que vive só para se reproduzir? Conheça a nova espécie descoberta em MG

A descoberta de uma nova espécie de inseto em uma unidade de conservação reforça ainda mais a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade.

Abelhas sem ferrão ajudam a frear desmatamento na Amazônia e trazer renda por meio da meliponicultura

No bioma amazônico, existem 114 espécies dessas abelhas sem ferrão, representando cerca de 19% das espécies conhecidas mundialmente.

Orçamento 2025: uma ficção contábil em nome da cidadania

"Estamos diante de uma peça que deveria ser técnica...