Os Munduruku e as mudanças climáticas

A Amazônia constitui um ambiente em mudança. E como os demais ecossistemas terrestres, encontra-se também sob a interferência humana e a influência do aquecimento global. Em um vídeo de cerca de 1 minuto, produzido pela organização sem fins lucrativos – ONG – Uma Gota no Oceano, os mais antigos moradores da Amazônia relatam as transformações que vivenciam. No território indígena Munduruku, no Pará, as condições climáticas mudaram. Como diz uma das lideranças indígena, para os Munduruku a vegetação representa o guerreiro cujas mãos sustentam o planeta. O desmatamento amputou os dedos da mão do guerreiro. Veja o video:

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A Amazônia diante de um mundo em ruptura

Geopolítica instável, economia sob pressão e inteligência artificial reconfiguram...

Nova enzima sustentável na indústria de papel promete corte de poluentes

Nova enzima sustentável na indústria de papel reduz químicos tóxicos e avança com solução baseada em resíduos agrícolas e bioeconomia.

Idesam oferece até R$ 200 mil em prêmios no Desafio Bioinovação Amazônia

Idesam abre inscrições para desafio de bioinovação na Amazônia, com prêmios de até R$ 200 mil e apoio técnico para soluções sustentáveis.

Água em risco: como a poluição ameaça a vida nos rios do planeta e o que pode ser feito agora

Com a maior rede hidrográfica do planeta e uma biodiversidade aquática extraordinária, o país está no centro desse debate. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios conhecidos: saneamento insuficiente, poluição por mineração, expansão agrícola e impactos das mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, já apresenta sinais de contaminação por plásticos e outros poluentes, evidenciando que nem mesmo regiões consideradas remotas estão imunes