O consumo de álcool na adolescência compromete o cérebro

João Paulo Lotufo avalia que o consumo de álcool, mesmo que de forma moderada, atinge o desenvolvimento do cérebro, provocando lesões

A reflexão que se faz nesta semana é sobre a forma como os país criam seus filhos, a forma permissiva de nunca dizer não a coisas que sabem que são erradas.

Um adolescente de apenas 15 anos dirigia dentro do condomínio com o aval da mãe e uma avó. Ao serem questionadas sobre a imprudência do rapaz, a resposta que ouvi foi “ele foi só até a academia”. O detalhe é que a academia fica fora do condomínio.

Recente pesquisa mostra que o  consumo de álcool, mesmo que de forma moderada – um copo por semana -, pode trazer consequências graves ao longo da vida justamente por ser em um momento em que o cérebro está em desenvolvimento. Também foi avaliado o processo de envelhecimento, que pode aumentar conforme cresce a ingestão de álcool.

A análise que se faz sobre o caso do rapaz de 15 anos é a mesma para aquele adolescente que toma bebida alcoólica  no almoço de domingo ou nas festas familiares com o aval de pai ou mãe.  “O álcool, mesmo em doses pequenas, pode produzir lesões cerebrais bastante importantes”, conclui Lotufo.

Fonte: Jornal da USP

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Dom Hilário Moser, meu pai na fé

"Neste 15 de agosto, minha oração é de gratidão. Gratidão...

Energia barata, conta cara: onde as baterias entram nessa equação

O Brasil construiu uma das matrizes elétricas mais renováveis...

Só 18 espécies de árvores dominam a regeneração da Amazônia, revela estudo

Estudo identifica 18 espécies que lideram a regeneração da Amazônia e ajudam a recuperar o solo, reduzir o calor e restaurar a biodiversidade.

IA e combustíveis fósseis: tecnologia pode elevar emissões em até 1,8 gigatonelada por ano

Estudo sobre IA e combustíveis fósseis mostra que a tecnologia pode elevar as emissões globais em até 1,8 gigatonelada por ano.