Novo guia apoia investidores e financiadores para pecuária sustentável no Brasil

A TNC Brasil apresentou neste mês um novo guia para orientar instituições financeiras para práticas mínimas e ações complementares para garantir que o crédito concedido à pecuária no Brasil não esteja associado a atividades de desmatamento na Amazônia e no Cerrado. O documento destaca a importância do crédito agrícola na disposição do uso do solo no país e seu papel na intensificação da pecuária e na expansão da produção de soja – que hoje são os principais motivadores do desmatamento brasileiro.

O guia estabelece alguns requisitos básicos a serem atendidos pelos pecuaristas em seus pedidos de financiamento. Um desses critérios é a adequação legal de todas as propriedades do requerente do crédito, e não apenas do imóvel rural em questão. Outro requisito é que as propriedades não podem ter sofrido desmatamento legal ou ilegal depois de janeiro de 2018 e não podem receber animais de propriedades que realizaram desmatamento após essa data, para evitar a chamada “lavagem do gado”. Camila Souza Santos deu mais detalhes sobre o guia no Valor.

Em tempo: De acordo com análise da organização The Chain Reaction Research (CRR), a Bunge teve uma exposição potencial ao desmatamento de 91.491 hectares no ano passado, associada às compras de soja realizadas pela empresa no Brasil. A área total de potencial relação com desmatamento da Bunge supera o total registrado para suas quatro principais concorrentes no comércio de soja (ADM, Cargill, Louis Dreyfus e Cofco) em 12%; juntas, elas tiveram exposição de desmatamento para 80.058 hectares. Reuters e Valor deram mais informações.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.