Ibama aprova mais uma etapa de plano da Petrobras e exploração de petróleo na Foz do Amazonas avança

Com essa validação técnica, o processo para exploração de petróleo avança para uma nova etapa prática, que consistirá na realização de vistorias e simulações de emergência

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou, nesta segunda-feira (19), o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) apresentado pela Petrobras. A aprovação representa um avanço no processo de licenciamento ambiental para a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas e indica que os aspectos teóricos e metodológicos do PPAF cumpriram os requisitos técnicos exigidos pelo órgão ambiental.

O plano prevê medidas específicas para a proteção e atendimento de animais afetados por possíveis vazamentos de óleo, uma exigência fundamental para projetos de extração em áreas ambientalmente sensíveis, como a região amazônica costeira.

Com essa validação técnica, o processo avança para uma nova etapa prática, que consistirá na realização de vistorias e simulações de emergência. Essas ações têm o objetivo de testar a eficácia da resposta operacional da Petrobras frente a possíveis acidentes com derramamento de óleo, avaliando a capacidade de mobilização, infraestrutura e tempo de resposta das equipes.

Petróleo na Margem Equatorial: novo centro de reabilitação de fauna tenta cumprir exigência para exploração
Petróleo na Margem Equatorial: novo centro de reabilitação de fauna tenta cumprir exigência para exploração | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Avanço é polêmico entre ambientalistas

A Bacia da Foz do Amazonas é uma região de alta sensibilidade socioambiental, com rica biodiversidade marinha e comunidades tradicionais costeiras. Por isso, o licenciamento de qualquer atividade de exploração petrolífera na área vem sendo acompanhado de perto por ambientalistas, pesquisadores e instituições públicas, que apontam os riscos associados à abertura da região à atividade petroleira.

A foz do Rio Amazonas, que estaria ameaçada pela exploração de petróleo na Margem Equatorial
A foz do Rio Amazonas, que estaria ameaçada pela perfuração na Margem Equatorial | Foto: Reprodução/Greenpeace

O governo federal já demonstrou decidida disposição em avançar com a exploração de petróleo. Reconhecida como uma das áreas mais promissoras do país para a extração de petróleo e gás natural, estima-se que a bacia tenha um potencial de produção de bilhões de barris, o que tem atraído interesse do setor energético.

A decisão do instituto de aprovar o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF) da Petrobras sinaliza um avanço técnico no processo, mas não equivale à aprovação final para a perfuração. Agora, a próxima fase será determinante para avaliar se o projeto poderá ou não avançar com segurança.

Foz do Amazonas 1
Ibama aprova mais uma etapa de plano da Petrobras e exploração de petróleo na Foz do Amazonas avança | Infográfico: Rodolfo Almeida/SUMAÚMA
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

O custo climático e ambiental da inteligência artificial

Crescimento da IA pressiona a crise climática, amplia o uso de fósseis e eleva as emissões de carbono em escala global.

A Amazônia entre duas economias: a floresta em pé e a floresta nas sombras

A economia da floresta em pé é, por definição, uma economia de prazo longo. Ela exige investimento contínuo, qualificação, logística estável, pesquisa, financiamento paciente e, sobretudo, capacidade de fazer a prosperidade chegar aos rios, às estradas e aos municípios distantes — onde o custo de produzir legalmente ainda é alto demais para muita gente.

Terceiro setor acelera adoção de IA, mas ainda enfrenta desigualdades

Essa iniciativa dialoga com uma discussão cada vez mais...