Natura inaugura central de compostagem de orgânicos

A Natura inaugurou sua central de compostagem no Ecoparque, em Benevides, Pará. O objetivo da marca é reaproveitar resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para ser usado por agricultores da região. O projeto foi planejado para tratar até 12 toneladas por mês de resíduos, gerando 76 toneladas por ano de composto.

A central de compostagem é uma oportunidade de incentivar as pessoas a reproduzirem a técnica em suas casas, empresas ou propriedades rurais. “As sobras de alimentos representam 50% dos resíduos domiciliares e costumam ser descartadas em aterros sanitários. Com essa iniciativa, o que antes viraria lixo pode contribuir para a agricultura ou jardinagem, retornando à natureza”, explica Sergio Talocchi, gerente de Meio Ambiente e Logística Reversa da Natura.

natura compostagem 1
Pátio de Compostagem é resultado de uma parceria da Natura com a Morada da Floresta. Foto: Divulgação

A iniciativa é resultado da parceria entre a companhia e a Morada da Floresta, empresa especializada em soluções socioambientais que incentivam práticas sustentáveis, e apresenta vários benefícios para o meio ambiente, como a redução da poluição ao diminuir a quantidade de resíduos orgânicos que é enviada para aterros, a nutrição da terra para o plantio e a diminuição da necessidade de utilizar herbicidas e pesticidas, além de evitar queimadas.

Para desenvolver o composto orgânico, são coletadas sobras de alimentos, tortas de filtro, podas de galhos, aparas do jardim e cinzas da queima de biomassa das caldeiras da fábrica. O que é produzido após o processo de compostagem pode ser usado para o cultivo de hortaliças, na produção de mudas e na adubação de plantas ornamentais e de espécies frutíferas e arbóreas.

natura compostagem 2
Serão compostas cerca de 12 toneladas de resíduos orgânicos por mês e o adubo será doado a produtores locais. Foto: Divulgação

Mais Beleza, Menos Lixo

O compromisso da empresa com a redução de lixo começou em 1983, com a adoção de  refis em seu portfólio de produtos, sendo a primeira marca de cosméticos a tomar essa atitude. Na linha Ekos, os refis evitam a emissão de 621 toneladas de carbono. Além disso, a empresa utiliza materiais reciclados para a produção de embalagens de vários produtos, como plástico e vidro. No total, a companhia evita, atualmente, o descarte diário de lixo equivalente à quantidade produzida por 4,7 milhões de pessoas.

natura compostagem 4
Natura têm uma série de ações para tratamento de resíduos, além da compostagem. Foto: Divulgação

Outra iniciativa da empresa é o programa Natura Elos, responsável pela estruturação de cadeias de logística reversa para o abastecimento de materiais reciclados que serão utilizados na fabricação de embalagens e materiais de apoio. Em 2019, o programa recuperou 10,5 mil toneladas de resíduos pós-consumo no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Este ano, a Natura também lançou, ao lado da The Body Shop, um programa de logística reversa em suas lojas próprias, visando incentivar consumidores a realizar o descarte adequado de embalagens. A cada cinco recipientes vazios das marcas – com exceção de frascos em miniatura e amostras – os clientes receberão um novo produto.

Fonte: Ciclo Vivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.

Temperatura da superfície do oceano atinge recorde histórico em junho 

Temperatura da superfície do oceano bate recorde em junho e acende alerta para El Niño, eventos extremos e ameaças à vida marinha.

O verdadeiro motor da transformação

“_O dínamo propulsor da mudança — o maior e...