Mourão quer nova ação militar, com orçamento menor, para combater desmatamento na Amazônia

Com Salles na corda-bamba e o desmatamento na Amazônia atingindo níveis recordes no último mês, o vice-presidente Hamilton Mourão voltou aos holofotes e defendeu a retomada de ações militares na floresta para combater ilegalidades e prevenir novas queimadas nos próximos meses. De acordo com Mourão, que também preside o Conselho da Amazônia, a ideia de uma nova operação de garantia da lei e da ordem (GLO) estaria sendo discutida junto com o ministro da defesa, general Walter Braga Netto, e teria um “custo mais baixo”, considerando o aperto orçamentário da União para 2021. “Tem duas linhas de ação: ou abre uma ação orçamentária e a gente dá um apoio de inteligência e logística para as agências [ambientais], ou bota uma GLO mais tímida”, disse. A última operação, a Verde Brasil 2, se encerrou formalmente no final de abril com um balanço pouco animador.  FolhaG1Metrópoles e Valor destacaram a fala de Mourão.

Enquanto isso, o Programa Queimadas (INPE) se prepara para mais uma temporada de incêndios florestais na Amazônia e no Cerrado, sob o temor de uma nova escalada da destruição nesses biomas e apertado por problemas orçamentários. Cristiane Prizibisczki fez uma reportagem bacana no UOL Ecoa sobre a história do projeto, criado em 1985, lembrando os desafios enfrentados pelo INPE para ampliar sua capacidade de monitoramento e construir um sistema via satélite eficiente e de qualidade reconhecida internacionalmente. No entanto, o momento atual não é para comemorações: como todo o setor de ciência e tecnologia no Brasil de Bolsonaro, o INPE sofre com corte de verbas e sucateamento de infraestrutura de pesquisa e trabalho, além de ataques políticos por parte do presidente e de seus auxiliares.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.