Morre Lygia Fagundes Telles, uma das maiores escritoras brasileiras

Morreu ontem, aos 98 anos, Lygia Fagundes Telles, uma das mais importantes escritoras brasileiras do século 20. Vencedora dos prêmios Jabuti e Camões, entre outros, ela foi a terceira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Segundo a ABL, a escritora morreu em casa, de causas naturais. Lygia nasceu na capital paulista, mas passou a infância no interior do estado. Aos 15 anos, já de volta a São Paulo, publicou Porão e Sobrado, seu primeiro livro de contos. Mas, para ela, o marco inicial de suas obras completas só veio em 1954: Ciranda de Pedra, apontado como um de seus melhores trabalhos, ao lado de Antes do Baile Verde (1970) e As Meninas (1973). Politizada, foi signatária do Manifesto dos Intelectuais contra a censura, em 1977. Em 1985 ingressou na ABL e, em 2005, recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, pelo conjunto de sua obra. Nas redes, intelectuais, políticos e fãs lamentaram a morte da escritora. (g1)

Lygia era antes de tudo uma amante da literatura, como mostra nesta entrevista de 2007: “Quem está em processo de extinção é o leitor, que lê pouco ou não entende o que lê. Já o escritor anda aparecendo por toda parte. Ainda bem, estão aí todos lutando, escrevendo, as prostitutas fazendo suas memórias. Que façam, que escrevam, tudo é válido. Mas leiam.” (Folha)

Silviano Santiago: “A ficção de Lygia Fagundes Telles não tem essência a ser procurada pelo leitor. Há que se aprender a conviver com ela. Tanto nos contos quanto nos romances, ela traz para a literatura contemporânea brasileira o sentido do texto escrito de acordo com as formas de espetáculo privilegiadas pelas classes populares. Na prosa de Lygia, a sensualidade felina programa a criação de inúmeros e inesquecíveis personagens, de que a ficcionista é, inventariante, incorruptível e zelosa colecionadora.” (Estadão)

Fonte: Canal Meio

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Quando a emergência pode se transformar em método

A mobilização preventiva contra a estiagem de 2026 revela...

Eleições na Amazônia 2026: Agenda socioambiental do Maranhão tem avanços, mas esbarra em velhos conflitos 

Reportagem analisa o saldo socioambiental do governo de Carlos Brandão no Maranhão, com seus avanços e contradições.

Manifesto ABRACICLO 50 anos

Apresentação  Ao completar 50 anos de atuação, a Abraciclo escolhe...

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O luto da bola e a lição da realidade

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...