Helicóptero do Ibama é incendiado em ataque em Manaus

Aeronave estava estacionada em aeroclube na capital do Amazonas. Autoridades não identificaram autores, mas tratam incêndio como criminoso

Um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que estava estacionado no Aeroclube de Manaus foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24). De acordo com a equipe que trabalha no local, dois homens invadiram o espaço e atearam fogo na aeronave. Segundo o portal G1, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 4h20 para conter as chamas.

O helicóptero é utilizado em operações do Ibama. Segundo as informações disponíveis, o veículo foi parcialmente danificado: toda a parte frontal ficou deteriorada pelo fogo, e a hélice foi completamente destruída. As autoridades tratam o caso como incêndio criminoso. Os autores não foram identificados até o momento.

De acordo com o portal D24 am, que atua no Amazonas, especula-se que o crime pode ter ligação com a apreensão e o incêndio de balsas do garimpo ilegal no rio Madeira, durante uma operação do Ibama no fim de 2021. Queimar equipamentos e máquinas ligadas ao garimpo ilegal é uma das estratégias do órgão no combate ao problema. O procedimento é regulamentado pelo decreto 6.514 de 2008, cujo objetivo é tornar o delito ambiental oneroso ao infrator.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) critica desde o início de seu governo a permissão para que o Ibama queime equipamentos. Aliado de garimpeiros, o presidente chegou a prometer ao grupo que a norma fosse editada, mas ela segue vigente. O Ibama também vem sofrendo com cortes orçamentários, que minguaram as ações de fiscalização.

Veja vídeo:

Fonte: Nexo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Amazonas: a hora de somar esforços

Unidade não exige pensamento uniforme. Exige apenas maturidade suficiente para reconhecer que certos desafios são maiores do que qualquer grupo, governo ou instituição.

Trump amplia ofensiva contra regras ambientais da Europa

EUA pressionam pela flexibilização das regras ambientais da União Europeia e alegam impactos sobre empresas e o comércio transatlântico.

Cientistas criam memória com DNA sintético que consome até 100 vezes menos energia

Memória com DNA sintético consome até 100 vezes menos energia e pode tornar sistemas de inteligência artificial mais eficientes.

Duas rodas, novos investimentos e a mobilidade que passa por Manaus

“A expansão das fabricantes no Polo Industrial mostra como...