Filhote de onça parda é encontrado em canavial no interior de São Paulo

Um filhote de onça parda foi resgatado por trabalhadores na quarta-feira (09) em um canavial no município de Bernardino de Campos (SP). O estado de São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do país. O animal estava sozinho em uma área onde parece que já houve a colheita de cana. Não se sabe do paradeiro da mãe ou se ela ainda está viva. De ontem para hoje, o filhote esteve em quatro municípios da região.

Encontrado no canavial de Bernardino de Campos, a oncinha foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiro de Santa Cruz do Rio Pardo para uma clínica neste município. Era uma emergência: o animal apresentava sinais de desidratação forte, diagnóstico confirmado pelo veterinário da clínica veterinária São Francisco. Por sua vez, a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo também foi acionada pelos trabalhadores, mas quando chegou o animal já estava em Santa Cruz do Rio Pardo.

A PM Ambiental assumiu o caso.

onca resgate
Primeiros cuidados na clínica em Santa Cruz do Rio Pardo. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

Após receber um atendimento inicial e passar por uma hidratação na clínica, o filhote foi encaminhado para a sede do 2º Pelotão da Polícia Ambiental, que fica em Ourinhos. O Pelotão ficou responsável pela transferência do animal para uma clínica especializada na cidade de Marília e assim o fez. Segundo o que ((o))eco apurou, o animal ainda se encontra na clínica, passa bem e está sendo alimentado a cada duas horas.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, não há informações sobre o paradeiro da mãe. A Polícia Militar Ambiental não sabe informar se o filhote encontrado sozinho possa ser filho de uma das suas onças encontradas mortas na estrada da região recentemente. Também há a possibilidade da mãe ter saído para caçar e o animal ter se perdido.

Após o tratamento, a oncinha deverá ser encaminhada para uma instituição, que será responsável pela adaptação e reintegração do animal à natureza.

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Dia da Indústria: a força produtiva da Amazônia e o protagonismo feminino na construção do futuro

Entre desafios logísticos, pressão internacional e transição climática, a indústria do Amazonas consolidou uma experiência singular de desenvolvimento associado à floresta em pé, com mulheres assumindo papel cada vez mais estratégico nos espaços de liderança, inovação e transformação regional.

Quem vai pagar a despesa na confraternização da escala 6×1?

A própria indústria compreende que trabalhadores mais descansados, valorizados...

Carro movido a hidrogênio mira recorde mundial de velocidade e emissão zero

Carro movido a hidrogênio da JCB mira recorde mundial de velocidade e reforça o potencial da tecnologia limpa na mobilidade.

Eco Invest Brasil: Leilão decide investir R$ 13,2 bi para bioeconomia e infraestrutura no país

Eco Invest Brasil destrava R$ 13,2 bilhões para bioeconomia, turismo sustentável e infraestrutura verde, com foco na Amazônia Legal.