Espécie de orquídea descoberta no Equador está ameaçada pelo clima

Uma nova espécie de orquídea foi encontrada em uma floresta no norte do Equador. Com uma aparência única e a intensa coloração, a planta achada na província de Carchi corre alto risco de extinção por conta das mudanças climáticas, segundo um estudo publicado em fevereiro no periódico PhytoKeys.

low res image 2 copy
A espécie de orquídea recentemente descrita Maxillaria anacatina-portillae — Foto: Hugo Medina

Depois, a planta foi batizada de Maxillaria anacatalina-portillae – em homenagem a Ana Catalina Portilla Schröder, filha de Alex. A flor foi analisada por orquidólogos da Universidade de Gdańsk, na Polônia, que estavam há anos classificando espécies conhecidas do grupo Maxillaria, um dos maiores dentre as orquídeas, e investigando materiais da Europa e das Américas – incluindo pesquisas de campo na América do Sul.

Os pesquisadores só confirmaram que se tratava de uma espécie desconhecida após realizarem análises morfológicas e filogenéticas em diversas amostras, obtidas por meios comerciais ou cultivadores independentes.

Fonte: Um so Planeta

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Por que árvores gigantes não são tão vulneráveis à seca quanto se imaginava

Árvores gigantes superam limites físicos para levar água à copa, com papel de absorção de carbono, regulação de chuvas e conservação.

El Niño: Brasil anuncia plano de R$ 9,8 bilhões contra eventos extremos

El Niño leva Brasil a lançar plano com alertas de calor extremo, centros de saúde e clima e reforço do SUS contra eventos climáticos.

O El Niño está chegando. A prevenção resistirá à força da próxima seca?

Os primeiros decretos, planos e articulações representam um avanço...

Amazônia vive “batalha por sobrevivência”, alerta ex-diretor da ONU

Achim Steiner alerta que a Amazônia precisa de investimentos...

Onda de calor na Europa atinge 150 milhões de pessoas e desafia governos 

Onda de calor na Europa chega perto de 46°C, pressiona saúde, energia e lavouras e expõe cidades despreparadas para extremos climáticos.