Para fortalecer empreendedorismo na Amazônia, BNDES e BID destinam R$ 5,4 bilhões em crédito a pequenos negócios

O objetivo do investimento no empreendedorismo na Amazônia é posicionar o Brasil como protagonista na agenda de sustentabilidade global, com foco na COP30

Para promover sustentabilidade e inclusão por meio do empreendedorismo na Amazônia, serão disponibilizados R$ 5,4 bilhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas da região, beneficiando cerca de 16 mil negócios. A iniciativa, fortalecida pelo Sebrae com o Programa Inova Amazônia e agora com a disponibilização de créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visa fortalecer o ecossistema de startups voltadas à inovação sustentável.

Segundo a Agência Sebrae de Notícias, o Sebrae está implementando um modelo de desenvolvimento econômico na Amazônia, integrando investimentos a iniciativas sustentáveis. O objetivo é posicionar o Brasil e os pequenos negócios como protagonistas na agenda de sustentabilidade global, com foco na COP30, além de impulsionar o ambiente de negócios no Baixo Amazonas.

Estudo aponta os 4 modelos de negócio na Amazônia que podem trazer impactos positivos à economia e recuperação ambiental

“Promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas, em especial aquelas que estão ligadas à bioeconomia, é o melhor caminho para manter a floresta em pé, demonstrando que a busca pelo lucro deve ocorrer, mas é possível fazer isso em harmonia com a natureza”, pontua Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

Na COP30, que será realizada em Belém (PA), o Sebrae terá um espaço exclusivo para destacar pequenos negócios sustentáveis. Serão apresentadas iniciativas inovadoras em áreas como bioeconomia, eficiência energética e economia circular, reforçando o papel desses empreendimentos na promoção da sustentabilidade e na agenda global de mudanças climáticas.

Iniciativas de empreendedorismo na Amazônia ligadas a bioeconomia, eficiência energética e economia circular serão apresentadas
Iniciativas de empreendedorismo na Amazônia ligadas a bioeconomia, eficiência energética e economia circular serão apresentadas | Foto: ready made/Pexels
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

A escola como laboratório da Amazônia real

"Laboratório da Amazônia Real, a escola aprende com o...

COP17: o Brasil diante do mapa das terras que estão secando

“Da Caatinga à Amazônia, a degradação do solo, a...

Zona Franca de Manaus: a segurança jurídica conquistada e a construção dos próximos 47 anos

”A Reforma Tributária preservou o tratamento diferenciado da Zona...

Quando o algoritmo encontra uma criança

O julgamento da Meta nos Estados Unidos expõe uma...

Mais de 25 mil mortes por calor na Europa atingem apenas 3 países

Mortes por calor na Europa superam 25 mil em Alemanha, Espanha e França, enquanto temperaturas extremas pressionam os sistemas de saúde.