Emissões globais de CO2 tiveram maior queda da história no 1º semestre de 2020

Uma análise de cientistas da China, dos Estados Unidos, França e Japão estimou o impacto das medidas de distanciamento social e lockdown implementadas no semestre passado em virtude da pandemia sobre as emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Pelos cálculos, essas emissões caíram 8,8%, o equivalente a 1,551 milhão de toneladas de CO2 – a maior queda registrada até hoje.

Publicado na revista Nature Communications, o estudo usou dados baseados em atividades em tempo real e analisou tendências diárias, semanais e sazonais de emissões antes e depois da pandemia. De acordo com os autores, as emissões globais chegaram a cair quase 17% em abril (auge da 1ª onda de contágio pela COVID-19 no hemisfério norte), puxadas para baixo principalmente pela retração das atividades de transporte.

Business Standard e Reuters repercutiram os dados.

Em tempo, o que isto significa é que, ao invés do mundo emitir mais de 17,5 bilhões de toneladas de CO2, emitiu apenas 16 bilhões.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

De olho em leilão de dezembro, UCB Power se une à Jinko ESS para nacionalizar baterias

UCB Power fecha parceria com a Jinko ESS para nacionalizar baterias e disputar o leilão de armazenamento de dezembro.

O clima extremo também chega à mente

"Calor extremo, fumaça, secas e enchentes já alteram o...

Da conta pública ao direito de aprender

"Os resultados do Pisa mostram que o Brasil encurtou...

Saiba quais as propostas dos candidatos ao governo do Acre 2026

Veja as propostas dos candidatos ao governo do Acre em 2026 para bioeconomia, energia, desmatamento, povos indígenas e adaptação climática.

A orquídea de ouro do Rio Negro

"Rara, perfumada e adaptada às areias brancas da Amazônia,...