Embrapa disponibiliza livro gratuito sobre 50 alimentos produzidos no Brasil

Cinquenta dos alimentos mais importantes do ponto de vista econômico e social são tema do livro “Brasil em 50 alimentos”, disponível para download gratuito. Lançado para comemorar os 50 anos da Embrapa, é uma homenagem da Empresa aos cientistas e as instituições que ajudaram o Brasil a se transformar de importador em um dos maiores produtores mundiais de alimentos. 

Concebido e organizado pelo jornalista Jorge Duarte, “Brasil em 50 Alimentos” mostra, de maneira clara, objetiva e didática, a diversidade e relevância da produção de alimentos no Brasil e sua importância para o mundo, estabelecendo a conexão com o fato de que a agricultura brasileira é baseada em ciência. 

O livro tem 359 páginas. A produção do conteúdo, entre textos, fotos, gráficos e diagramação, envolveu mais de 150 profissionais da Embrapa. Cada alimento é apresentado em seis páginas, e contou com a contribuição e supervisão de especialistas em cada alimento. A primeira edição tem 350 exemplares, mas está disponível na internet para qualquer interessado.

Cada um dos 50 alimentos é apresentado de forma individual, com uma descrição-síntese tratando dos aspectos mais relevantes de cada um deles, incluindo origem, características, nutrientes. Gráficos e ilustrações trazem, de maneira visual e didática, informações atuais e históricas sobre a produção, produtividade, exportações, consumo. O livro traz também, informações dos locais onde são cultivados, números da produção, para onde são exportados e dados econômicos.

Embrapa

Um texto aborda a descrição do alimento, falando sobre origem, nutrientes, usos, chegada ao Brasil. Outro texto mostra a trajetória de cada alimento no Brasil e o papel da ciência para melhorar a qualidade e atender aos mercados interno e externo.

Os textos incluem detalhes sobre as principais conquistas, a evolução, a articulação com produtores, a superação de dificuldades, o reconhecimento de lideranças. A importância da parceria entre instituições e seus pesquisadores foi fator indispensável para o sucesso atual da produção. 

Além dos 50 alimentos, o livro, tem, como complemento, perfil de seis produtos agrícolas com contribuição relevante da ciência brasileira nos últimos 50 anos: vinho, pastagens, pinus, eucalipto, algodão, cana-de-açúcar. Desde que foi lançado, em 26 de abril, o livro já teve 9 mil downloads.

O livro está disponível para qualquer interessado em 

Brasil em 50 alimentos. – Portal Embrapa

Texto publicado em EMBRAPA

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Dia da Indústria: a força produtiva da Amazônia e o protagonismo feminino na construção do futuro

Entre desafios logísticos, pressão internacional e transição climática, a indústria do Amazonas consolidou uma experiência singular de desenvolvimento associado à floresta em pé, com mulheres assumindo papel cada vez mais estratégico nos espaços de liderança, inovação e transformação regional.

Quem vai pagar a despesa na confraternização da escala 6×1?

A própria indústria compreende que trabalhadores mais descansados, valorizados...

Carro movido a hidrogênio mira recorde mundial de velocidade e emissão zero

Carro movido a hidrogênio da JCB mira recorde mundial de velocidade e reforça o potencial da tecnologia limpa na mobilidade.

Eco Invest Brasil: Leilão decide investir R$ 13,2 bi para bioeconomia e infraestrutura no país

Eco Invest Brasil destrava R$ 13,2 bilhões para bioeconomia, turismo sustentável e infraestrutura verde, com foco na Amazônia Legal.