Embrapa anuncia concurso público pela primeira vez em 15 anos

Em um movimento inédito após uma longa pausa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciou que realizará concurso público no primeiro semestre de 2024. A revelação foi feita pela presidente da instituição, Silvia Massruhá, durante entrevista concedida ao portal G1 na quarta-feira (9).

A iniciativa já obteve o aval do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conforme confirmado por Silvia. A Embrapa, que não contratava novos profissionais via concurso desde 2009, passou até 2014 chamando os candidatos remanescentes da lista de reserva. “De fato, há uma década não acolhemos novos talentos na Embrapa”, pontuou a presidente.

Para este novo edital, a previsão é a oferta de 890 vagas, que serão distribuídas de forma escalonada ao longo de quatro anos: 2024 a 2027. Os cargos contemplados são de técnico, analista e pesquisador.

A decisão de reabrir os concursos é uma resposta estratégica aos desafios enfrentados pela empresa nos últimos anos. A Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e focada em pesquisas para otimizar a produção de alimentos no Brasil, enfrentou cortes significativos em seu orçamento e promoveu um programa de demissão voluntária em 2019. Como resultado, 1.100 funcionários, muitos em vias de se aposentar, deixaram a empresa.

Para Silvia, este é um momento crucial de transição na Embrapa: “Estamos atravessando uma transição de gerações. Portanto, é fundamental que haja uma interação entre os que estão ingressando e os que estão partindo”, finalizou.

Sobre a Embrapa

Criada em 1973, a Embrapa é uma das principais instituições de pesquisa agropecuária do Brasil, responsável por fomentar o desenvolvimento de tecnologias e soluções para o setor agrícola do país. Ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua na busca de soluções que garantam a produção sustentável de alimentos, fibras e bioenergia para o Brasil e o mundo.

*Com informações G1

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Dom Hilário Moser, meu pai na fé

"Neste 15 de agosto, minha oração é de gratidão. Gratidão...

Energia barata, conta cara: onde as baterias entram nessa equação

O Brasil construiu uma das matrizes elétricas mais renováveis...

Só 18 espécies de árvores dominam a regeneração da Amazônia, revela estudo

Estudo identifica 18 espécies que lideram a regeneração da Amazônia e ajudam a recuperar o solo, reduzir o calor e restaurar a biodiversidade.

IA e combustíveis fósseis: tecnologia pode elevar emissões em até 1,8 gigatonelada por ano

Estudo sobre IA e combustíveis fósseis mostra que a tecnologia pode elevar as emissões globais em até 1,8 gigatonelada por ano.