Covid-19: OMS espera produção de milhões de doses da vacina neste ano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que centenas de milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 possam ser produzidas neste ano e dois bilhões de doses até o final de 2021, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan, nesta quinta-feira (18).ebc

A OMS está elaborando planos para ajudar a decidir quem deveria receber as primeiras doses uma vez que uma vacina seja aprovada, afirmou a cientista.

Prioridades

A prioridade seria dada a profissionais da linha de frente, como médicos, pessoas vulneráveis por causa da idade ou outra doença e a quem trabalha ou mora em locais de alta transmissão, como prisões e casas de repouso.

“Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza”, disse. “O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir.”

Cerca de 10 vacinas em potencial estão sendo testadas em humanos na esperança de que uma possa se tornar disponível nos próximos meses para prevenir a infecção. Países já começaram a fazer acordo com empresas farmacêuticas para encomendar doses antes mesmo de se provar que alguma vacina funciona.

Swaminathan descreveu o desejo por milhões de doses de uma vacina ainda neste ano como otimista, acrescentando que a esperança de até dois bilhões de doses de até três vacinas diferentes no ano que vem é um “grande se”.

A cientista afirmou que os dados de análise genética coletados até agora mostraram que o novo coronavírus ainda não passou por nenhuma mutação que alteraria a gravidade da doença que causa.

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

CIEAM, 47 anos: uma indústria que aprendeu a pensar a Amazônia

Uma homenagem do Brasil Amazônia Agora à história que permanece e às novas mãos que começam a escrever o futuro

Adalberto Luís Val: quando uma vida dedicada à ciência se transforma em legado

“Brasil Amazônia Agora presta homenagem e agradece ao professor...

A logística da floresta em tempos de seca

A mudança do clima acrescentou urgência ao que a...

Quando o peixe adoece, a Amazônia adoece

"A crise silenciosa que avança pelos rios e ameaça...

Primeiro data center de IA na Amazônia expõe falta de regras e desafios ambientais

Primeiro data center de IA na Amazônia gera debate sobre calor, licenciamento ambiental e falta de regras específicas no Brasil.