Bioeconomia no Amazonas ganha força com nova agenda entre Fieam e CBA

Fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, atrair investimentos e gerar inovação são metas da nova estratégia conjunta para expandir a bioeconomia no Amazonas.

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) avançaram na construção de uma agenda conjunta voltada à bioeconomia no Amazonas e à inovação industrial sustentável. Em reunião realizada nesta terça-feira (9), representantes das duas instituições discutiram estratégias para conectar os ativos da biodiversidade amazônica ao desenvolvimento de produtos tecnológicos com alto valor agregado.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Fieam, Antônio Silva, e pelo diretor-presidente do CBA, Márcio Miranda. O foco esteve na integração entre setor produtivo, centros de pesquisa e poder público para impulsionar modelos que gerem renda, emprego e desenvolvimento sem abrir mão da floresta em pé, princípios fundamentais para a bioeconomia no Amazonas.

Vista aérea das instalações do CBA, referência em pesquisas sobre bioeconomia no Amazonas.
Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) lidera iniciativas estratégicas para a bioeconomia no Amazonas. Foto: Divulgação.

Durante a reunião, o CBA apresentou os avanços na modernização de seus laboratórios e ambientes de pesquisa, com o objetivo de ampliar a capacidade de inovação local e aproximar empresas, startups e cientistas. Também foi discutida a importância de um planejamento estratégico de longo prazo, com metas claras e cooperação entre instituições públicas e privadas.

Outro destaque em pauta foi a formação técnica e profissional, com ênfase no papel da rede Senai em preparar jovens para as novas demandas da indústria local, especialmente para o fortalecimento do polo industrial na Zona Franca de Manaus (ZFM) e da atração de investimentos. Segundo Antônio Silva, a Fieam está comprometida em transformar propostas em ações concretas, colaborando para que o apoio à bioeconomia no Amazonas vá além do discurso e se consolide como motor de desenvolvimento regional.

Funcionários em linha de produção moderna na Zona Franca de Manaus, vinculada à bioeconomia no Amazonas.
Um dos pontos abordados na reunião foi a qualificação de mão de obra para a demanda industrial na Zona Franca de Manaus. Foto: Divulgação Suframa.
Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu é jornalista e mestre em Comunicação. Especialista em jornalismo digital, com experiência em temas relacionados à economia, política e cultura. Atualmente, produz matérias sobre meio ambiente, ciência e desenvolvimento sustentável no portal Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Indústria que brota da floresta

"O prêmio da Tutiplast, nesse contexto, não reconhece apenas...

Mobilidade que sustenta a economia em tempos de crise energética

"Crise energética em pano de fundo: com o petróleo...

CBA desenvolve biossensor com microalgas que reduz custo e acelera análise da água

Biossensor com microalgas do CBA detecta poluentes em tempo real e reduz custos na análise da água na Amazônia.

Embalagens sustentáveis: papel pode reduzir impacto do plástico nos oceanos

Relatório aponta como embalagens sustentáveis de papel podem reduzir a poluição plástica, mas alerta para desafios ambientais e de inovação.