O que é a bioeconomia, na voz dos amazônidas

Bioeconomia na Cozinha é um podcast que busca trazer o tema para o dia a dia, fazendo referência à “cozinha” como um espaço frequentado por todos em uma casa. O objetivo é despertar o debate e envolver não apenas o público em geral, como também a diversidade de atores que integram a bioeconomia, como indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares, associações e cooperativas de base comunitária e empreendedores de inovação. 

Sob a coordenação do professor e jornalista amazônida Maickson Serrão, o podcast é formado por cinco episódios iniciais, com base em entrevistas realizadas principalmente junto aos participantes do Espaço da Bioeconomia na 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas, em dezembro de 2021. É uma parceria da Página22 com Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti).

Ouça o primeiro de cinco episódios:

  • Atores sociais, das mais diversas esferas, trazem o conceito de Bioeconomia a partir de suas realidades.
  • O conceito de Bioeconomia está em construção e nada mais justo que isso articulado com quem a faz no dia a dia.
  • Pequenos agricultores, empreendedores sociais, representantes do governo, pesquisadores e populações tradicionais da Amazônia, por exemplo, devem dialogar e participar juntos no processo para impulsionar a Bioeconomia na região.
  • Na apresentação, temos a  jovem ribeirinha Odenilze Ramos, da comunidade de Carão, que faz parte de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável na região do Rio Negro, no Amazonas.
Captura de tela 2021 09 06 175543
Foto divulgação CONAFER

Texto publicado originalmente em Página 22

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A nova fronteira de competitividade do Polo Industrial de Manaus

"A digitalização amplia a produtividade, integra cadeias produtivas e...

0,4% contra US$ 13,29 bilhões: para onde vai o dinheiro público na Amazônia

Estudo mostra que o investimento público na Amazônia favorece o agronegócio, enquanto o crédito socioambiental é negligenciado.

Dois séculos no gênero errado: Cientistas identificam macho de gafanhoto 206 anos após descoberta

Estudo identifica macho de gafanhoto após 206 anos e explica como uma nova espécie na Amazônia é reconhecida por análises e coleções científicas.

Manaus tem o agosto mais seco em 40 anos e a vazante acelera

Nível do Rio Negro preocupa após Manaus registrar agosto mais seco em 40 anos, com calor intenso e influência do El Niño.