Tag: serviços ambientais

Será que vale a pena utilizar a Amazônia para o plantar de soja?

Estudo aponta que o desmatamento impulsionado pelo cultivo de soja, gerou uma perda de R$10 bilhões em serviços ecossistêmicos nas últimas três décadas. Pesquisadores sugerem alternativas sustentáveis e questionam a viabilidade do uso da Amazônia para agricultura intensiva.

Que valor tem uma árvore?

A cidade de Piracicaba foi a escolhida por Mendes para realizar o seu estudo aproximado. A pesquisa estimou que as árvores retornem cerca de R $41 milhões por ano para a cidade em serviços ecossistêmicos. “Áreas arborizadas exigem menor investimento do poder público em manutenção de vias, além dos benefícios para a saúde humana”, pondera o autor do estudo.

Estão abertas as inscrições para a Chamada Floresta+ Aceleração

A Chamada Floresta+ Aceleração busca negócios e organizações de impacto socioambiental que estejam engajados na construção de soluções inovadoras que contribuam para a criação e consolidação do mercado de serviços ambientais e para outras abordagens que promovam a conservação, recuperação e o uso sustentável da vegetação nativa e para o ecossistema de impacto da região Amazônica. 

Candidaturas aos governos na Amazônia Legal prometem inserção no mercado de carbono

Após destruição do Fundo Amazônia pelo governo Bolsonaro, governadores da região tentam captar recursos internacionais dando como garantia a preservação do bioma via mercado de carbono

Investimento em mineração integra as propostas dos dois principais candidatos ao governo do Amapá 

Candidatos ao governo defendem a mineração como solução para economia do estado menos desmatado da Amazônia

BR-319 ou a história de um desastre ecológico

E se for politicamente inevitável? É possível elaborar e negociar um programa de sustentabilidade ambiental do investimento rodoviário, baseado em experiências internacionais, sincronizando os cronogramas físicos e financeiros, de tal forma que as liberações de recursos de obra física fiquem condicionadas à execução das ações de sustentabilidade ambiental, com supervisão tripartite. BR-319

Artigos populares

Anotações para o novo lustro da economia brasileira: 2026 a 2030 – A grande transformação – Parte lV

O FUTURO DA AMAZÔNIA: SAVANIZAÇÃO OU SUSTENTABILIDADE?  Paulo Haddad analisa...

Recuperação de terras degradadas no Cerrado pode injetar R$ 3,4 bilhões no país

A recuperação de terras degradadas no Cerrado pode gerar bilhões, reduzir desmatamento e fortalecer metas climáticas do Brasil até 2030.

Minerais críticos: a negociação que separa país de colônia

Se conduzida com inteligência, pode se converter em motor...

É possível produzir mais sem ampliar o desmatamento no Cerrado?

Estudos indicam como é possível conter o desmatamento no Cerrado e expandir a produção agrícola.