"Aliando conhecimento tradicional e avanços científicos, o manejo sustentável do Pirarucu na Amazônia brasileira mostra resultados impressionantes, com aumento significativo na população da espécie e melhorias econômicas para as comunidades locais."
Ondas de calor e frio, estiagens, tempestades, incêndios florestais, enchentes, nevascas e tornados. O ano de 2021 foi marcado por extremos climáticos que geraram milhares de mortos e desabrigados, além de prejuízos bilionários em todos os continentes.
Novo filme de Lawrence Wahba documenta os incêndios que devastaram o Pantanal em 2020 e jogam luz sobre a necessidade de conservar o que ainda está de pé.
Depois de ficar parado três anos na Câmara dos Deputados, o projeto foi aprovado com texto substitutivo. Política regulamenta o manejo do fogo para combater incêndios em áreas naturais
Além de terem as atividades suspensas na região, as empresas podem ser condenadas a pagar um total de 10,6 bilhões por danos sociais e ambientais.A ação do MPF teve como base o estudo “Legalidade da produção de ouro no Brasil”, feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“A comercialização de recursos naturais, produtos da biodiversidade da Amazônia, requer cuidados. Com o uso de informações científicas é possível aumentar a produção sem destruir a floresta.”
A descoberta de uma nova espécie de inseto em uma unidade de conservação reforça ainda mais a importância dessas áreas para a conservação da biodiversidade.
A perda de água nos lagos e rios da Amazônia foi de 4,5 milhões de hectares de superfície de água em relação a 2022, último ano em que houve ganho hídrico no país.