Tag: desindustrialização

ZFM, vamos dar nome aos bois

A quem quer agradar o senhor Guedes? O que a ZFM lhe fez, senão oferecer insistentemente uma parceria de ganha-ganha em favor do país, uma economia de baixo carbono, entre outras nobrezas a favor das quais parece não sobrou qualquer resquício.

ZFM: a agenda oculta da desindustrialização 

É hora de construir, na diversificação, adensamento e regionalização dos polos industriais existentes na ZFM, os parâmetros adicionais da prosperidade inteligente, sob o signo do carbono zero e do atendimento das demandas sociais.

IPI e Indústria no Brasil

Ao promover a redução do IPI, o governo justifica a ideia de que a medida se "soma às medidas de incentivo à retomada da economia e à ampliação da produtividade que estão em curso no país, contribuindo para a dinamização da produção e, consequentemente, da geração de empregos e renda". Falou-se até em dar suporte na redução dos preços e, com isso, na taxa de inflação. Cabe aqui advertir para o fato de que essa medida não terá os resultados esperados pelo Governo Federal. Como toda regra tem uma exceção, dadas as características do setor automotivo, é provável que a redução de 18,5% do IPI sobre automóveis tenha impacto na redução dos preços destes bens. Para os demais produtos, engana-se quem acredita nos resultados propagados pelo Governo Federal. Nem a medida permitirá algum grau de reindustrialização, muito menos ajudará no controle inflacionário. Na verdade, de tão frágil, a medida já caducou com o conflito entre Rússia e Ucrânia e suas consequências econômicas.

Zona Franca de Manaus e o risco da desindustrialização prematura

"Perceber o Brasil contemporâneo como um país igual, com necessidades tributárias ou de investimentos iguais não é somente estupidez, é também uma busca de...

Quando iremos revisitar o capitalismo?

Por A mais B, os técnicos da CNI concluíram que neste cenário será inevitável reduzir o crescimento. E demonstraram que as medidas da mini-reforma vão inibir o ambiente de negócios, tão necessários para colocar o país na retomada do crescimento industrial e do desenvolvimento socioeconômico. Passar de cinco para seis meses por ano a obrigação das empresas de trabalharem para o governo, confirma a decisão, já anunciada por algumas agências federais de planejamento estratégico, de induzir o processo de desindustrialização do país. E priorizar o agronegócio? De que jeito? Aumentado-lhe a fatia de isenção? Por que penalizar a indústria, num contexto absurdo de desemprego e fome que o país atravessa?

Agronegócio passou a indústria de transformação pela primeira vez, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a economia brasileira passa por um processo de desindustrialização. “Neste ano, o agronegócio passou a indústria...

Artigos populares

A próxima fronteira tecnológica da Zona Franca

O Polo Eletroeletrônico de Manaus já reúne as competências...

Eleições na Amazônia 2026: Apoio ao agronegócio compromete promessa de conservação em Mato Grosso 

Mato Grosso avança em bioeconomia e baixo carbono, mas pressão do agro desafia florestas, povos tradicionais e conservação ambiental.

O alerta Seráfico! 

Em mais um ensaio sobre Democracia, publicado em A...

José Alberto da Costa Machado e a inteligência de servir à Amazônia

Ele nos recorda uma lição simples e fundamental: o verdadeiro progresso continua sendo aquele que coloca o conhecimento a serviço das pessoas, da prosperidade e da floresta.

El Niño: Nova plataforma do IBGE vai identificar áreas vulneráveis antes que os desastres aconteçam

IBGE lança sistema com foco no El Niño para apoiar gestores na prevenção de desastres climáticos e no uso de dados territoriais.