Tag: bionegócios

Planta da Amazônia pode ser substituto do Petróleo na produção de plásticos

A fibra de uma tradicional planta da Amazônia, o curauá, mostra-se promissora para substituir plásticos petroquímicos e impulsionar a economia sustentável. Mas como fazer isso acontecer?

Fruta da Amazônia, Camu-camu pode ser próxima estrela na indústria de alimentos saudáveis

O camu-camu, fruto amazônico que possui 100 vezes mais vitamina C que um limão, enfrenta desafios em sua cadeia produtiva, mas estudos recentes apontam grandes oportunidades para seu desenvolvimento e comercialização tanto no mercado brasileiro quanto internacional.

A Nova Indústria Brasil e a indústria da floresta

“A economia da ZFM tem demonstrado que é possível equilibrar o desenvolvimento industrial com a conservação ambiental, uma lição valiosa para o programa Nova Indústria Brasil e outras iniciativas semelhantes de geração de riqueza e de atendimento efetivo das demandas sociais e premissas exigências climáticas.”

ExpoAmazônia Bio&TIC, os novos caminhos da ZFM

“Esperamos que a Trilha da Economia Verde, que irá abordar vários temas relacionados a Bio&TIC, possa ser um ativador de interesses e parcerias importantes nesta direção e que passemos a ocupar, mais ainda, o ambiente das ações transformadoras”. ExpoAmazônia Bio&TIC

O polo de bioeconomia vai substituir a indústria instalada em Manaus?

“E antes de falar no Fundo de Compensação destinado à implantação da bioeconomia, as indústrias tem repassado, entre outros fundos e contribuições, fortunas para o FNDCT, o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da União Federal, frequentemente contingenciados ou aplicados em outras regiões. O CBA está precisando desse capital para empinar seus voos de inovação, ciência e tecnologia de verdade, rumo à prosperidade geral e sustentável. O polo de bioeconomia, portanto, longe de substituir a indústria instalada no Amazonas, deve diversificar, interiorizar e consolidar, definitivamente, a malha industrial local, um dos melhores acertos da Zona Franca de Manaus.”

Qual é o Plano B da Zona Franca de Manaus?

“Parte dos recursos gerados pela indústria, que todos saibam, ampara o PPBio, Programa Prioritário de Bioeconomia, e seu contraponto tecnológico, o Programa Prioritário de Tecnologia da Informação e Comunicação, além dos programas de formação de empreendedores e da qualificação de recursos humanos. O plano B da ZFM, portanto, é um só: avançar o plano A de Adensamento, diversificação e regionalização do desenvolvimento”.

Artigos populares

O custo climático e ambiental da inteligência artificial

Crescimento da IA pressiona a crise climática, amplia o uso de fósseis e eleva as emissões de carbono em escala global.

A Amazônia entre duas economias: a floresta em pé e a floresta nas sombras

A economia da floresta em pé é, por definição, uma economia de prazo longo. Ela exige investimento contínuo, qualificação, logística estável, pesquisa, financiamento paciente e, sobretudo, capacidade de fazer a prosperidade chegar aos rios, às estradas e aos municípios distantes — onde o custo de produzir legalmente ainda é alto demais para muita gente.

Terceiro setor acelera adoção de IA, mas ainda enfrenta desigualdades

Essa iniciativa dialoga com uma discussão cada vez mais...