O Web Summit 2024, com uma expectativa de impacto global, proporciona à Amazônia e seus representantes uma plataforma única para atrair olhares internacionais, fomentar parcerias estratégicas e destacar o potencial da bioeconomia como solução viável e responsável frente às demandas do mercado e às questões ambientais que hoje desafiam o mundo.
Bioeconomia da Amazônia segundo Antônio Mesquita _________________
Lisboa recebe, de 11 a 15 de novembro, o Web Summit Innovation, o maior evento de inovação tecnológica da Europa, que reúne gigantes da indústria, especialistas em inovação e instituições de tecnologia de renome mundial. Neste ano, a Amazônia estará representada por produtos que refletem o potencial da bioeconomia sustentável da região, trazidos pelo pesquisador e professor Titular Dr. Antônio Mesquita, Diretor Executivo da Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No dia 14 de novembro, Mesquita exibirá dois produtos icônicos no Pavilhão Brasil: a mesa de açaí e a eco-caneta orgânica, desenvolvidas a partir do Ecopainel de açaí, uma iniciativa selecionada pelo Sebrae Nacional como destaque da bioeconomia amazônica.
Caneta orgânica de açaí
A apresentação dos eco-produtos amazônicos não se limita à sustentabilidade; ela leva para o evento a importância da preservação e uso consciente dos recursos naturais. “Estamos aqui para mostrar que a Amazônia é capaz de inovar e oferecer soluções sustentáveis para o mercado global, utilizando abiodiversidade de forma responsável e alinhada com a conservação”, destaca Mesquita.
Entenda um pouco mais sobre a pesquisa do Dr. Mesquita
O evento conta com um grupo de palestrantes influentes do setor de tecnologia e inovação. Entre eles, Brad Smith, vice-presidente da Microsoft, discutirá temas como privacidade, segurança e sustentabilidade digital, enquanto Frank Cooper, CMO da Visa, compartilhará sua experiência em liderar estratégias globais de marketing. Também estará presente Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal, que abordará políticas públicas e a visão de uma sociedade futurista. Eshan Ponnadurai, CEO Global da Meta, trará à tona as estratégias de marketing para plataformas como Facebook, Instagram e Threads, ressaltando o papel da Meta na interconexão digital global.
Professor mostra ecopainel feito de fibra de açaí
Para Mesquita, a participação da Amazônia neste evento, através dos produtos sustentáveis que serão apresentados, reforça o papel estratégico da região como protagonista em inovação verde e economia circular. Em tempos de crescentes desafios ambientais, produtos inovadores e sustentáveis como a mesa de açaí e a eco-caneta orgânica representam a união entre o conhecimento tradicional amazônico e o avanço tecnológico.
O Web Summit 2024, com uma expectativa de impacto global, proporciona à Amazônia e seus representantes uma plataforma única para atrair olhares internacionais, fomentar parcerias estratégicas e destacar o potencial da bioeconomia como solução viável e responsável frente às demandas do mercado e às questões ambientais que hoje desafiam o mundo.
Antônio Mesquita é biólogo, doutor em Engenharia de Recursos Naturais Universidade Federal do Pará, e Diretor-Executivo da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UEA.
Diante dos desafios globais como as mudanças climáticas, uma pesquisa da USP sugere a adoção de um modelo de governança experimentalista e multinível para impulsionar a bioeconomia na Amazônia. A proposta busca fortalecer cadeias produtivas da sociobiodiversidade – sistema que integra diversidade biológica e sistemas socioculturais – por meio da colaboração entre comunidades locais, organizações da sociedade civil, setor público e iniciativa privada.
Mulheres que atuam na indústria e na gestão de pessoas equilibram as estruturas corporativas, mas também agregam um olhar amplo sobre inclusão, equidade e inovação.
Cientistas descobrem que o aumento da concentração de CO₂ causado pelas mudanças climáticas pode comprometer a capacidade da atmosfera de eliminar detritos, prolongando sua permanência em órbita e elevando o risco de colisões dos satélites.