“Amazônia Negra” e a riqueza da diversidade racial e cultural da floresta

O imaginário popular dos brasileiros no Sul-Sudeste sobre a Amazônia costuma girar em torno dos Povos Indígenas, originários da floresta. No entanto, a diversidade amazônica não se resume apenas à fauna e à flora, mas também se aplica aos seus habitantes. No UOL Ecoa, Priscila Fonseca fala da experiência de conhecer as diversas comunidades, tradições e culturas negras na Amazônia, desde as manifestações culturais do Marabaixo no Amapá, o Tambor de Crioula nos quilombos maranhenses e as misturas pretoindígenas no Pará. “Cada lugar que eu chegava fui me deparando com uma Amazônia diversa. negra, indígena, cabocla e potente, nas benzedeiras, na feitura da farinha, no cuidado com a roça e no pretuguês”, escreveu. Infelizmente, da mesma forma que a floresta e os Povos Indígenas estão cada vez mais ameaçados pela destruição ambiental, o mesmo acontece com essas comunidades negras.

Em tempo: Há séculos, a maior parte das roupas que vestem os brasileiros passa pelas mãos de mulheres negras – e isso se reflete na forma como a moda brasileira se entende, ainda que essas pessoas sigam “invisíveis” aos olhos públicos. Vale a pena ler a reflexão de Ana Paula Xongani no UOL Universa sobre esse ponto. “Em um momento em que se fala tanto de moda transparente e sustentável, sobre termos possibilidades de saber de onde vem e por onde passou cada peça [de roupa] que a gente usa, criando uma nova consciência de moda, é fundamental que esse raciocínio extrapole o ‘agora’ e seja levado também para a nossa história, que a gente recupere, de forma transparente e honesta, os processos da moda que trouxeram a gente até aqui”

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Derretendo: Gelo marinho da Antártica tem a terceira menor extensão já registrada por satélites

Gelo marinho da Antártica registra o terceiro menor máximo de inverno, com extensão cerca de 1 milhão de km² abaixo da média histórica.

Lanternas ultravioleta revelam duas novas espécies de escorpiões na Amazônia

Duas novas espécies de escorpiões são descobertas em Roraima, com corpo fluorescente e veneno em estudo na Unesp.

Conheça as propostas dos candidatos ao governo do Maranhão 2026

Compare as propostas dos candidatos ao governo do Maranhão em 2026 para bioeconomia, energia, desmatamento, povos originários e adaptação climática.

Economia do Amazonas recupera o fôlego e PIM chega a R$ 143 bilhões – Parte I

O Painel da Economia Amazonense registra reação da atividade em julho, impulsionada pela indústria. O faturamento cresce, as motocicletas ampliam a produção e os condicionadores de ar ensaiam recuperação, embora os indicadores acumulados ainda revelem perdas.