Agricultores e economistas fazem os cálculos do impacto do frio na produção e nos preços dos alimentos

Enquanto os termômetros baixam às proximidades do zero grau, agricultores se esforçam para minimizar o prejuízo potencial do frio na lavoura. O G1 mostrou como alguns deles estão se preparando para o frio. Por exemplo, os produtores de café no Paraná decidiram enterrar os pés mais novos. Já a colheita de hortaliças foi antecipada e o produto conservado em câmara fria. As plantas mais novas foram cobertas com lona para evitar exposição à geada.

Valor destacou estimativas da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (FAESP) apontando para um dano de 10% a 20% nos cafezais do estado decorrentes das geadas da semana passada. Os danos foram maiores nas lavouras novas de café, mas mesmo as plantações mais maduras também tiveram problemas. Com o frio desta semana, os produtores já garantem que a safra terá rendimento e qualidade menores. Outras culturas, como milho e trigo, também devem ter problemas com o frio dos próximos dias, de acordo com a Conab.

E como não falta azar ao Brasil nos últimos tempos, o efeito do frio sobre a produção pode puxar ainda mais a inflação no próximo mês por causa dos impactos na produção de alimentos in natura.

Economistas ouvidos pelo Valor alertaram para a possibilidade de uma alta da ordem de 1% na alimentação dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15).

No Sul, o frio mais forte pode trazer problemas para a conservação das araucárias. O G1 destacou dados de uma pesquisa recente de cientistas brasileiros, argentinos e chilenos que mostrou que eventos de frio extremo afetam o crescimento e podem representar uma ameaça climática à espécie. O G1 deu mais informações.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Duas rodas, novos investimentos e a mobilidade que passa por Manaus

“A expansão das fabricantes no Polo Industrial mostra como...

Petrobras identifica hidrocarbonetos na Foz do Amazonas, mas não confirma petróleo

Petrobras identifica hidrocarbonetos na Foz do Amazonas, mas resultado ainda não confirma petróleo, gás ou viabilidade comercial.

Plantas raras consideradas extintas são reencontradas em Minas Gerais por cientistas

Plantas raras são redescobertas em Minas Gerais após décadas sem registros e serão estudadas para reprodução e reintrodução na natureza.

Aurélio Michiles: “Honestino não é um filme nostálgico. É um alerta”

"Em entrevista ao Brasil Amazônia Agora, Aurélio Michiles define Honestino como...