Guedes promete evitar desindustrialização e projeta o fim do IPI no país

Ministro da Economia volta a criticar as estatais ‘monopolistas verticalizadas’

Por Estadão Conteú[email protected]

O ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu que, se reeleito, o atual governo não deixará ocorrer uma desindustrialização no Brasil. “Vamos acabar com o IPI na nossa reforma tributária”, prometeu durante o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária “Brasil Export”, realizado em Brasília. De acordo com ele, foi no atual governo que ocorreu pela primeira vez uma abertura da economia em 30, 40 anos.

“Se o Brasil tem recursos, tem minérios, tem tudo, tem que dar um passo. “Vem aí outra avalanche, outra onda de investimentos em energia”, previu Guedes.

Ministro Paulo Guedes critica estatais

O ministro também voltou a criticar as estatais. “Não podemos ser prisioneiros de estatais monopolistas verticalizadas. Quando estão com dificuldades, são estatais; quando querem estabelecer preço, são de mercado. Uma hora estão com uma fantasia e outra hora com outra. Queremos competição que é o jeito de haver prosperidade para a população”, argumentou.

Para Guedes, o Brasil será uma das cinco maiores economias do mundo. “Não podemos interromper isso”, disse, repetindo que o governo brasileiro é a maior imobiliária do planeta, além de citar valores das empresas estatais. “Vendemos R$ 260 bilhões em empresas, fora a privatização da Eletrobras. Gostaríamos de ter vendido mais”, admitiu.

Texto retirado de O DIA

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Indústria que brota da floresta

"O prêmio da Tutiplast, nesse contexto, não reconhece apenas...

Mobilidade que sustenta a economia em tempos de crise energética

"Crise energética em pano de fundo: com o petróleo...

CBA desenvolve biossensor com microalgas que reduz custo e acelera análise da água

Biossensor com microalgas do CBA detecta poluentes em tempo real e reduz custos na análise da água na Amazônia.

Embalagens sustentáveis: papel pode reduzir impacto do plástico nos oceanos

Relatório aponta como embalagens sustentáveis de papel podem reduzir a poluição plástica, mas alerta para desafios ambientais e de inovação.