Parceria entre a Heineken, Coca-Cola, Natura e Braskem tem como meta reciclar 4,5 milhões de copos de plástico no festival
Mais um Rock in Rio acontecendo, com milhares de pessoas se reunindo, curtindo suas músicas favoritas, tomando uma cerveja ou um refrigerante e usando milhões de copos de plástico descartáveis. Destes que usamos por alguns minutos e que podem ficar séculos no planeta.
Enquanto os “Rs” de recusar e reduzir não forem colocados em prática quando falamos em itens descartáveis, é importante que o “R” de reciclar seja efetivamente colocado em prática. E é este o objetivo de uma parceria entre a Heineken, Coca-Cola, Natura e Braskem: reciclar cerca de 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival.
Leia mais artigos de Sustentabilidade aqui
O material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de desodorantes corporais perfumados de diversas marcas da Natura.
Além das marcas, a participação do público também é fundamental. Para que as pessoas se envolvam descartem corretamente seus copos, a ação inclui comunicações para a conscientização em relação à reciclagem, começando pela comunicação do festival que vem incentivando o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos não apenas nas lixeiras, mas também nos 4 pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock. Os copos da Coca e da Heineken também estampam uma mensagem de incentivo ao público para a realização do descarte correto do material.
Outro incentivo é a troca dos itens plásticos por pontos que se transformam em brindes e experiências especiais para curtir o evento.
O plástico descartado será destinado pela Comlurb para cooperativas parceiras do Rock in Rio Brasil 2022. Essas, por sua vez, farão a separação e darão o destino correto para que o processo de transformação destes resíduos em resina circular da Braskem seja realizado com sucesso pela Clean Plastic.
Para garantir essa operação, foi firmada uma parceria entre a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a startup Reutiliza Já. Os resíduos serão rastreados durante todo o processo, alimentando a plataforma Block Chain e dando transparência ao processo. No Rock in Rio, três cooperativas cariocas estão fazendo o trabalho de recuperação dos materiais. Ao final da transformação, a resina reciclada será entregue à Natura para a fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais.
Essa não é a primeira vez que os copos do evento serão transformados em produtos de beleza. Na edição de 2019 do festival, os copos da Heineken foram transformados em tampas do desodorante corporal da linha Humor da Natura, também com a atuação da Braskem no processo da reciclagem e do Rock in Rio e seus parceiros na gestão e separação dos resíduos.
“Desde a edição de 2011, já conseguimos alcançar a marca média de 80% de resíduos desviados de aterro. Este ano, além das iniciativas com os recicláveis, estamos destinando para compostagem o resíduo orgânico dos caterings artístico e de fornecedores. Apenas na montagem já temos menos 650 kg de resíduos orgânicos para o aterro”, conta Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.
Fonte: CicloVivo
Comentários