Escola de Agroecologia no Amazonas conquista reconhecimento da ONU

O projeto Escola Itinerante de Agroecologia (EIA) executado pela Casa do Rio, em Careiro Castanho, no interior do Amazonas, foi selecionado com uma das 10 soluções mais inovadoras para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, apoiados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A EIA é um projeto vivo, cujo objetivo é oferecer cursos e assessoria técnica em sistemas de produção agroflorestais, visando à produção de alimentos saudáveis, garantia da segurança alimentar, ampliação da renda familiar e melhoria da qualidade de vida de pequenos (as) agricultores (as) familiares, além de recuperação de áreas degradadas e redução do desmatamento.

Para a diretora de projetos da Casa do Rio, Quesia Reis, a conquista é um marco na história da instituição. ”Estamos muito felizes com esta seleção, pois o projeto da Escola Itinerante de Agroecologia está construindo caminhos sólidos e de base, gerando alternativas sustentáveis que beneficiam todas as comunidades envolvidas”, pontuou.

escola de agroecologia amazonia 4

A seleção foi feita pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 – GT Agenda 2030 e o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), por meio de chamada pública. Ao todo, 74 propostas das cinco regiões do país submeteram seus projetos. As iniciativas escolhidas apresentaram as diretrizes durante o 3º Seminário de Soluções Inovadoras para o Desenvolvimento Sustentável, realizado no último mês de junho.

Emoçãoescola de agroecologia amazonia 3

escola de agroecologia amazonia 2

’’O sentimento é de gratidão por esse reconhecimento. Por trás de todo esse resultado, nós temos uma equipe formada por técnicos, monitores, articuladores,  agricultores e agricultoras que mesmo diante das dificuldades, tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da nossa região’’, explicou emocionado Sidney Castro, técnico da EIA que trabalha diariamente nas ações da escola (veja vídeo abaixo). 

A Escola Itinerante de Agroecologia é projeto financiado pela Fundação Cargill e executado pela Casa do Rio, instituição sem fins lucrativos que, desde 2014, atua na região da BR-319, no Estado do Amazonas, com iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável local, por meio de educação integral, empreendedorismo e agroecologia, além do protagonismo jovem, a igualdade de gênero, a conservação ambiental e a sustentabilidade territorial.

No vídeo abaixo você pode conhecer melhor este trabalho e também entender os objetivos e benefícios da produção agroecológica. 

https://youtu.be/iDLfeVnaAH4

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Entre a norma e a sobrevivência: quem entender primeiro, lidera

Iniciativas como essa, conduzidas por CIEAM, FIEAM e com...

BR-319: reconstruir não é tudo 

"A reconstrução da BR-319 não será simples. Há um...

Barcelona e o dever da resistência

"Um chamado à responsabilidade política em um tempo em...

O mapa do resgate – Quem terá coragem de deter Trump?

"Trump não será contido apenas porque é excessivo. Líderes...