Terra Yanomami: organização criminosa recruta adolescentes para exploração sexual em garimpo

A Polícia Federal (PF) realizou no último sábado (18/3) a Operação Palácios, prendendo suspeitos de envolvimento em uma organização criminosa que recrutaria mulheres e adolescentes para exploração sexual nos garimpos da Terra Yanomami, em Roraima. Os agentes executaram quatro mandados de busca e apreensão e outros quatro de prisão temporária, todos em Boa Vista.

As prisões aconteceram no âmbito das investigações iniciadas na semana passada, depois de policiais federais resgatarem uma adolescente de 15 anos dentro do território Yanomami. Ela relatou ter sido aliciada pelos criminosos com promessas de trabalhar como cozinheira para os garimpeiros, mas depois foi forçada a se prostituir em cabarés.

Entre os detidos pela PF, estão duas irmãs – Francisca de Fátima Guimarães Gomes (40 anos) e Marilene Guimarães Gomes (44). De acordo com a PF, Francisca e mais uma comparsa, de nome Thaliny Nascimento, recrutavam as vítimas por meio de perfis falsos nas redes sociais, onde as abordavam com promessas de oportunidades de emprego com salários irreais. As informações são do g1. O Globo, UOL e VEJA também repercutiram a operação.

Terra Yanomami
Christian Braga/Greenpeace
O caso de exploração sexual por garimpeiros na Terra Yanomami evidenciou que mesmo as ações de repressão do governo federal, realizadas desde o final de janeiro, não foram suficientes por ora para interromper as ilegalidades dentro do território.

A situação poderia ser mais simples se as autoridades não tivessem se omitido nos últimos anos sobre a presença de invasores e criminosos na reserva indígena.

A Agência Pública mostrou que o Ministério da Justiça na gestão do ex-ministro (hoje presidiário) Anderson Torres chegou a elaborar um “plano estratégico” para apoiar ações de saúde pública dentro da Terra Yanomami. No documento, elaborado no final de 2021 pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro reconheceu que sabia dos casos de desnutrição e mortalidade infantil nas aldeias Yanomami. No entanto, pouco ou nada daquilo planejado foi executado.

Texto publicado em CLIMA INFO

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O Amazonas precisa de escolhas à altura de seu povo

"Examinar trajetórias, cobrar preparo e reconhecer o espírito público...

Conheça as propostas de meio ambiente dos candidatos ao governo do Mato Grosso 2026

Conheça as propostas dos principais candidatos ao governo de Mato Grosso para bioeconomia, desmatamento, povos indígenas, energia e clima.

Segurança no trânsito em Manaus: Abraciclo celebra 50 anos em nome da vida

"Na Semana Nacional de Trânsito, a entidade que representa...

O compromisso com o Amazonas atravessa as eleições

“Sem vinculação partidária ou eleitoral, o CIEAM tem razões institucionais para cobrar a preservação das garantias da Zona Franca e a transformação dessas conquistas em investimento, emprego e desenvolvimento regional.”