TCE-AM sedia Conferência Estadual de Meio Ambiente

Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi palco, nesta quarta-feira (12), da abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA).

O evento, que segue até sexta-feira (14), reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Ao todo, 325 propostas serão analisadas, das quais 20 serão escolhidas para representar o Amazonas na etapa nacional da conferência, prevista para maio, em Brasília.

Fiscalização ambiental e papel do TCE-AM

Na cerimônia de abertura, o conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro, que também é coordenador da Escola de Contas Públicas e presidente do comitê ambiental do Instituto Rui Barbosa (IRB), ressaltou a importância do tribunal na fiscalização ambiental.

“Sediar esta conferência é uma satisfação, pois reflete o trabalho que realizamos há anos. O TCE-AM atua de forma preventiva no controle ambiental, uma diretriz fortalecida pela presidente Yara Amazônia Lins. Este evento é um reconhecimento desse esforço contínuo na proteção do meio ambiente”, destacou.

meio ambiente
Durante a Conferência

Participação popular e desafios climáticos

O procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Ruy Marcelo, enfatizou a relevância da participação popular no evento.

“Este encontro é essencial para garantir que a voz da população chegue às discussões nacionais e internacionais. Precisamos assegurar que as deliberações resultem em mudanças concretas enquanto ainda há tempo”, afirmou.

Já a secretária adjunta de Meio Ambiente do Amazonas, Fabrícia Arruda, chamou atenção para os desafios climáticos enfrentados pelo estado.

“O Amazonas sofre com eventos extremos, como as recentes secas. Nossa conferência é uma oportunidade para garantir que essas questões sejam levadas em consideração em nível nacional”, pontuou.

Seleção de propostas

Das 325 propostas apresentadas no evento, 20 serão escolhidas para representar o Amazonas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília. Entre os temas discutidos estão a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, justiça climática, transformação ecológica e valorização das áreas protegidas.

O evento segue com debates e palestras que visam ampliar o diálogo sobre a sustentabilidade no Amazonas e a construção de políticas eficazes para a proteção ambiental.

Artigos Relacionados

A floresta produz aquilo que o mercado mais procura

Em uma economia pressionada por guerras, crises logísticas e...

Mais de R$ 92 bilhões do crédito rural chegaram a imóveis com alertas de desmatamento, aponta MapBiomas

Crédito rural somou R$ 92,4 bilhões em imóveis com alertas ambientais, entre 2019 e 2025, segundo levantamento do MapBiomas.

Apreensões de ouro ilegal avançam 830% com novas rotas pela Amazônia

Apreensões de ouro ilegal crescem 830% e revelam novas rotas de contrabando pela Amazônia, sobretudo no Pará e em Roraima.

A Amazônia e a soberania climática do Brasil

"Preservar a Amazônia significa preservar a capacidade do Brasil...

Gilberto Mestrinho e a soberania amazônica, um preceito sagrado

"A defesa da floresta, para o lendário  governador Gilberto...