Tamanduás reabilitados no MS serão soltos na natureza

Antes de serem soltos, os tamanduás passarão por um processo de adaptação para, em seguida, serem reintroduzidos em seu habitat natural

Após meses em reabilitação no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), sob os cuidados do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), três tamanduás serão soltos na natureza e poderão retornar ao seu habitat natural.

Na semana passada, os animais resgatados já foram transferidos para uma nova etapa de sua reabilitação no Instituto Tamanduá, em Aquidauana (MS). Lá, passarão por um processo de adaptação antes de serem reintegrados.

A ação faz parte do projeto Órfãos do Fogo, que resgata e devolve ao habitat natural animais afetados por queimadas, atropelamentos e outras ameaças.

Tamanduás reabilitados no MS serão soltos na natureza.
Tamanduás reabilitados no MS serão soltos na natureza | Foto: Lucas Pezeta/Pexels

Entre os resgatados, está um tamanduá-bandeira encontrado sozinho às margens de uma rodovia em Miranda, um tamanduá-mirim resgatado em Campo Grande pela Polícia Militar Ambiental (PMA) e um segundo tamanduá-bandeira, que chegou ao CRAS em novembro de 2024 com suspeita de cinomose, mas foi liberado após exames descartarem a infecção.

No Instituto Tamanduá, eles passarão por um processo de adaptação antes de serem reintegrados ao seu habitat natural, reforçando o compromisso com a conservação da fauna silvestre.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Aterro em Iranduba: ideia de jerico, ideia de ojeriza

"O novo aterro em Iranduba, localizado logo após a Ponte...

A floresta em pé tem valor, e o Amazonas é prova disso

O modelo industrial da floresta em pé é tecnicamente mensurável, socialmente justo e ambientalmente superior. Enquanto o mundo discute metas, o Amazonas já as cumpre.

Idesam expande energia solar na Amazônia e zera uso de diesel em comunidades da região

Com sistemas solares, Idesam elimina diesel e reduz custos de produção na RDS do Uatumã, impulsionando renda e sustentabilidade.

Descoberta de novas espécies revela vida marinha a mais de 6 mil metros de profundidade

Pesquisadores revelam 14 novas espécies em expedição global e mostram como a tecnologia acelera a descoberta de novas espécies.

Conheça o AmazonFACE: torres liberam CO₂ na floresta para simular o aquecimento global

AmazonFACE injeta CO₂ na Amazônia para prever como a floresta reagirá às mudanças climáticas nas próximas décadas.